26 de abril pela história

Por Luan Pires

Quando escrevo que o tempo humano é pequeno se comparado à escala do universo, o faço para que vocês, humanos, sintam-se mais livres para viver a vida que querem porque ela é tão curta quanto o "tempo entre o sopro e o apagar da vela", como diria Leminski. Mas, de maneira alguma desconsidero o valor dos acontecimentos que formam a vida única e especial de cada um de vocês. 

No dia 26 de abril, o Coletiva.net - esse portal que abriu espaço para a Vida falar de forma filosoficamente irônica ou melancólica sobre as pequenas vivências humanas - completou 25 anos. Mas, já ouviram falar que dentro de cada número existe outro universo de números infinitos? Entre o 1 e o 2 podem existir o 1,1 e 1,2 e 1,3 e o 1,4 e assim por diante. Cada infinito dentro de um infinito. Embora eu veja o macro, não quer dizer que não saiba e respeite cada pequeno universo. Se fizermos uma viagem pelo tempo, sabemos que existiram muitas datas com o dia 26 de abril. Algumas não tão lembradas, outras inesquecíveis, e outras que devem ser esquecidas, mas todas marcantes para quem as viveu. 

Em 26 de abril de 1803, milhares de fragmentos de meteoros caíram dos céus da França convencendo cientistas europeus de que meteoros existiam. Ou seja: o perigo da vastidão bateu na cara dos humanos e vocês festejaram o fato porque vocês são assim: corajosos. Em 26 de abril de 1960, forçado pela Revolução de Abril, o presidente sul-coreano Syngman Rhee renuncia após doze anos de governo ditatorial e em 1994 da mesma data a África do Sul inicia sua primeira eleição multirracial, vencida pelo Congresso Nacional Africano de Nelson Mandela, dando passos largos para uma sociedade que buscava ser melhor para todos. 

O tempo realmente é gigante, elástico, cheio de pequenos universos dentro de si, mas isso não é empecilho para cada uma dessas datas, dentro de sua escala, contribuir para sonhos, planos e vidas de outras pessoas. Assim, foi num dia 26 de abril de 1999 que a história do Coletiva.net começou. O primeiro passo de uma caminhada que pode não ter impactado tanto quanto alguns eventos que citei... Mas, se vocês pudessem olhar o coração das pessoas envolvidas neste processo de 25 anos, veriam como o impacto foi gigantesco para cada um que se envolveu nesta história. Porque o tempo se faz importante pelo seu tamanho imensurável, diria até inexistente, mas também pelos corações transformados no passar de qualquer trajetória. Parabéns, Coletiva.net, por ser um marco no tempo para tantas pessoas e por continuar o sonho de continuar sendo. 

Com Amor, Vida.

Autor
Luan Nascimento Pires é jornalista e pós-graduado em Comunicação Digital. Tem especialização em diversidade e inclusão, escrita criativa e antropologia digital, bem como em estratégia, estudos geracionais e comportamentos do consumidor. Trabalha com planejamento estratégico e pesquisa em Publicidade e Endomarketing, atuando com marcas como Unimed, Sicredi, Corsan, Coca-Cola, Auxiliadora Predial, Deezer, Feira do Livro, Museu do Festival de Cinema em Gramado, entre outras. Articulista e responsável pelo espaço de diversidade e inclusão na Coletiva.net, com projetos de grupos inclusivos em agências e ações afirmativas no mercado de Comunicação. E-mail para contato: [email protected]

Comentários