Uma atriz estreante, Jonas, Incrível Hulk, House e um Prêmio Pulitzer

Por Marina Mentz

Em que poderia resultar uma produção com uma atriz estreante, o melhor ator de filmes de super-herói, um jovem do elenco de "Dark" e uma estrela de "House"? E se fosse tudo baseado em um livro vencedor do Pulitzer?

Foi isso que fez "Toda Luz Que Não Podemos Ver", minissérie disponível na Netflix, que apresenta uma ficção histórica impecável -  e digo isso celebrando a nossa parceria entre a coluna e a Claro TV+. Na produção temos a protagonista Aria Mia Loberti, em seu primeiro papel; Mark Ruffalo, famoso por interpretar o Incrível Hulk da Marvel, mas também elogiado merecidamente por como "Spotlight" e "Foxcatcher", por exemplo; Louis Hofmann, o brilhante Jonas de "Dark"; Hugh Laurie, protagonista de "House" e reconhecido por filmes como "O Voo".

Em poucos episódios, a minissérie conta um conflito real que aconteceu em uma ponta da França durante a Segunda Guerra Mundial, a Batalha de Saint-Malo, que ocorreu em agosto de 1944. Mas quem nos conduz por esse momento histórico são dois jovens: Marie-Laure LeBlanc, uma menina cega forçada a fugir de Paris com seu pai, Daniel, e um jovem soldado alemão, Werner, um órfão com talento para a engenharia.

A história pregressa de ambos vai sendo apresentada ao espectador - o que nos dá as camadas inigualáveis de suas trajetórias -, enquanto saltos temporais acontecem para que possamos entender como cada um chegou até ali. 

A vida de cada personagem, além das performances impecáveis do elenco, nos dão o enriquecimento necessário para que possamos nos emocionar com tudo aquilo de mais brutal e humano que pode haver na guerra. Mesmo assim, não é uma história previsível e nem caricata. Mas é uma produção recomendada apenas para quem gosta de produções envolventes e que levam a sério a dureza de uma história realista.

Pra quem quer aproveitar essa minissérie de um jeito prático e em conta, a ??Claro TV+ já vem com mais de 120 canais, Globoplay, Alexa integrada e Netflix, onde está disponível "Toda Luz Que Não Podemos Ver", tudo por apenas R$ 99,90 por mês.

Autor
Marina Mentz é jornalista, doutora e pesquisadora das infâncias brasileiras. Cofundadora da Bisque Laboratório Criativo, tem experiência na área de Comunicação, com passagens por agências e redações de jornal impresso, televisão, rádio e digital. Há 12 anos, pesquisa a presença das violências contra infâncias na mídia. E-mail para contato: [email protected]

Comentários