Estudo da Abraji é destaque no Tambor da Aldeia

Documento sistematiza ações judiciais movidas contra profissionais de imprensa

Outro destaque da edição foi retirada de publicação de jornalista pela Meta - Crédito: Reprodução

Está no ar a edição de abril do Tambor da Aldeia e o destaque do mês foi para a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que lançou em 24 de abril o 'Monitor de Assédio Judicial contra Jornalistas no Brasil'. O documento sistematiza as ações judiciais movidas contra profissionais da imprensa que visam intimidar, fragilizar e silenciar o trabalho de comunicadores. O boletim editado por Vilson Romero, diretor de Direitos Sociais e Imprensa Livre da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), pode ser lido por meio do link.

Outro destaque desta edição do Tambor da Aldeia foi que a jornalista e blogueira Mareli Martins teve uma publicação retirada pela Meta de seu perfil no Facebook em 18 de abril. O conteúdo intitulado 'Povo propõe novas placas nas rodovias do Paraná: ratoeira em 500 metros, o pedágio é novo, mas o golpe é antigo' foi publicado dois dias antes no blog e em perfil pessoal. O material trazia informações sobre a movimentação de um grupo, monitorado pela profissional, que sugeriu a instalação de placas em rodovias com críticas ao sistema de pedágio do Estado.

Ao redor do mundo, o jornalista colombiano e líder comunitário Jaime Vásquez foi assassinado a tiros na manhã de 14 de abril em La Riviera, Colômbia. Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que ele foi atacado por pistoleiros, com três disparos fatais. O presidente Gustavo Petro condenou o assassinato e pediu ao Ministério Público uma investigação mais aprofundada.

Comentários