Tendências de atendimento e comportamento do consumidor ressaltam o papel do marketing

Por Gláucia Civa, para Coletiva.net

Gláucia Civa Kirch - Crédito: Reprodução/Linkedin

O ano é 2024 e o cenário empresarial enfrenta mudanças dinâmicas, impulsionadas pelas expectativas em constante evolução dos consumidores e pelas novas tecnologias emergentes. Um cenário que negócio nenhum pode assistir sem atenção, dada a importância de estar presente e, mais do que isso, ser altamente competitivo.

É assim que uma presença de marketing forte e estratégica se torna fundamental, e eu posso provar: aqui vão algumas tendências de atendimento e comportamento do consumidor em 2024, destacando a relevância do marketing profissionalizado para navegar nesse oceano para lá de vermelho.

  1. Personalização como Prioridade:

Em 2024, a personalização continua sendo uma prioridade para os consumidores, com 72% deles esperando experiências personalizadas das marcas, de acordo com a pesquisa da Accenture. Isso significa que as empresas precisam entender profundamente seus clientes e oferecer conteúdo e comunicações que sejam relevantes e direcionados às necessidades individuais de cada consumidor. Uma agência de marketing pode ajudar as empresas a implementar estratégias de personalização eficazes, utilizando dados e tecnologias avançadas para segmentar o público-alvo e criar campanhas personalizadas.

  1. Experiência do Cliente Omnicanal:

A integração omnicanal se tornou uma necessidade para as empresas que desejam oferecer uma experiência consistente e sem atritos aos seus clientes. Estudos mostram que as empresas com forte integração omnicanal retêm em média 89% de seus clientes, em comparação com apenas 33% para aquelas com experiência omnicanal fraca (Fonte: Aberdeen Group). As agências de marketing estão desempenhando um papel fundamental na criação de estratégias omnicanais eficazes, garantindo que os clientes possam interagir com a marca de maneira fluida e consistente em todos os pontos de contato, seja online, offline ou móvel.

  1. Conteúdo Visual e Interativo:

Em um mundo saturado de informações, o conteúdo visual e interativo está se destacando como uma forma eficaz de capturar a atenção dos consumidores. De fato, 85% dos consumidores afirmam que estão mais propensos a comprar um produto depois de assistir a um vídeo sobre ele (Fonte: HubSpot). As agências de marketing estão ajudando as empresas a criar conteúdo visual e interativo atraente, incluindo vídeos, infográficos, realidade aumentada e experiências imersivas, que envolvem os consumidores de maneira única e memorável.

  1. Uso Estratégico de Dados:

O uso estratégico de dados está se tornando cada vez mais essencial para entender o comportamento do consumidor e tomar decisões de marketing informadas. De acordo com a Forbes, 78% dos profissionais de marketing concordam que o uso de dados para segmentação de clientes é fundamental para o sucesso de suas campanhas. As agências de marketing possuem as habilidades e ferramentas necessárias para coletar, analisar e interpretar dados de maneira eficaz, fornecendo insights valiosos que orientam as estratégias de marketing e garantem um melhor retorno sobre o investimento.

Com tudo isso, é fato: os desafios só ficam maiores, atrair, engajar e reter clientes está cada vez mais difícil, e nesse ambiente altamente competitivo, o marketing é a bola da vez.

As agências de marketing desempenham um papel vital ao ajudar as empresas a acompanhar as tendências emergentes de atendimento e comportamento do consumidor, implementando estratégias inovadoras e garantindo que permaneçam relevantes e competitivas no mercado em constante mudança.

Gláucia Civa é diretora da Aceká, agência especializada em marketing empresarial e de TIC ([email protected]

Comentários