Eugênio Esber critica a ‘miopia da imprensa’

Diretor de Redação da Revista Amanhã palestra sobre o novo papel do jornal neste sábado

A palestra de abertura do 11° Congresso dos Diários do Sul do Brasil, que ocorre até este sábado, 7, em Canela, será com o diretor de Redação da Revista Amanhã, Eugênio Esber. Em entrevista a Coletiva.net, durante o coquetel de boas-vindas, ele destacou que o evento tem uma formulação ecumênica por congregar vários setores de um jornal. Por isso, o tema de seu painel - O novo papel do jornal - será abordado sob uma perspectiva ampla.
O jornalista afirmou que, antes mesmo do boom da rede mundial de computadores, já se incomodava com certa miopia da imprensa, que se preocupava apenas em cobrir os fatos e não em antecipá-los. "Já havia uma ênfase exagerada em acompanhar o que estava acontecendo em vez de municiar o leitor de informações sobre o que poderia acontecer. Eu tinha um desconforto de perceber que nós, jornalistas, estávamos olhando muito para trás, sofrendo de um torcicolo terrível. A chegada da Internet não alterou minha percepção, apenas deu um caráter de urgência", afirmou.
Segundo ele, se não adicionar inteligência e valor estratégico ao conteúdo publicado, o jornal impresso vai morrer. "Esse tipo de conteúdo está com a sua sentença de morte assinada, mas há uma expectativa bastante positiva para o jornalismo impresso que entender que há uma nova divisão de papeis: a ele cabe a função de distribuir conteúdos perenes e de alto valor estratégico para a tomada de decisão das pessoas, das instituições, das empresas, dos formuladores de política", disse. Eugênio acredita ser necessária uma atuação integrada com o hard news na plataforma online. "O online é imbatível nesse segmento, mas também pode ser muito competitivo no jornalismo analítico", avaliou.
Imagem

Comentários