Tas destaca mudança na atitude do consumidor

Auditório lotado ouviu o jornalista falar de um perfil mais interativo de público para as marcas

Um olhar mais atento sobre o consumidor foi o principal tema tratado pelo jornalista Marcelo Tas no painel 'Redes sociais: virtudes e efeitos colaterais da nova comunicação digital', que abriu o último dia do 18º Festival Mundial de Publicidade de Gramado. "O consumidor está mais informado, mais exigente. Não tente enganar este cara, ele sabe o que quer consumir", alertou Tas, destacando que o público atual não é mais aquele que fica preso na poltrona, mas sim conectado.
Para ele, vivemos em uma era de ouvir quem esteve calado durante muito tempo. "Ouvindo o consumidor, você sabe melhor quem é você, qual é a sua comunicação. É incrível o que muda quando você olha para quem você atende", explicou. "Comunicação não é o que a gente fala, é o que o outro está escutando", definiu. O jornalista apresentou a experiência do CQC 3.0, que mantém o programa no ar na web, durante 30 minutos, interagindo com a audiência, após o fim da exibição na televisão. "Já tivemos 200 mil pessoas conectadas numa segunda-feira à 1h da madrugada", falou, celebrando que a edição online já conta com dois anunciantes.
Um erro comum cometido pelas empresas, na opinião do comunicador, é tentar apagar o que foi produzido pelo consumidor, na internet, contra ela. "As empresas têm sido reativas, monitorando o que se fala sobre ela, especialmente as críticas", avaliou. Segundo Tas, reagir e ouvir críticas é importante, mas as marcas devem compreender o uso das histórias: "Estamos falando de contar histórias, de produzir histórias na rede. Não adianta colocar verbinha mixuruca na web porque o cliente não quer videozinho vagabundo, viralzinho mequetrefe", destacou, elogiando a campanha da Lew'Lara com o viral Pôneis malditos.
Marcelo Tas afirmou, ainda, que o consumidor está sempre ligado na marca; "Por isso, não dá para tratar a web e as redes sociais como uma mídia menor", disse. O jornalista incentivou a plateia a utilizar a possibilidade que a internet oferece de cada um manter os próprios canais. "Mesmo dentro de outros veículos, é importante ter um canal direto com o público, onde você é o responsável pelo que você fala".
O Blog do Tas, com seis anos de existência, o Facebook e o perfil no Twitter (@MarceloTas) são as principais fontes de contato do apresentador com o público.
A próxima atração da programação é o painel ?Onde está a ideia  na propaganda??, com Mario D?Andrea, da Fischer & Friends, e Sérgio Valente, da DM9DDB.
Imagem

Comentários