Márcio Callage encerra série de painéis desta manhã no Festival de Publicidade

Publicitário fez panorama para apontar mudanças no cenário da Comunicação

Márcio Callage | Crédito: Cristina Lima/PUC
O publicitário Márcio Callage encerrou a série de exposições da manhã desta sexta-feira, 9, no 21º Festival Mundial de Publicidade de Gramado. Na oportunidade, o profissional, que é diretor-executivo e CCo da CuboCC, em São Paulo, fez um panorama para apontar as mudanças que resultaram no cenário atual da Comunicação. "O mundo vai continuar mudando", adiantou ao público, que preenchia todos as cadeiras e o fundo do pavilhão de eventos do Serra Park.
Márcio Callage iniciou com a chegada do Google aos computadores, o que resultou na facilidade de pesquisas e rompimento do vínculo com enciclopédias anuais. "Foi quando conseguimos ter acesso à informação e as pessoas puderam ter conhecimento de pontos de vista diferentes", afirmou, e reforçou que "o ponto de vista não é mais centralizado". Após, discorreu a respeito do momento em que o celular se torna a internet, que possibilita novos formatos de serviços e relações, como os aplicativos Uber, Waze, Tinder e iFood.
O publicitário adiantou, ainda, que o caminho até 2020 é rápido, e promete "uma transformação radical com a inteligência artificial". A partir disso, trouxe dados: "Dois bilhões de empregos desaparecerão até 2030. Percebam que é logo ali. Tudo está mudando de maneira absurda." Também aproveitou para enfatizar que experiência não é tudo. "Colaboração, propósito, criatividade e inovação são maiores que experiência. A ideia é que faz a diferença."

Comentários