VP de Mercado do Grupo RBS aposta na experiência do consumidor

Marcelo Pacheco compartilhou com o público do festival cases de veículos da empresa

Crédito: Clarissa Menna Barreto/PUC

Valorizar e compreender a jornada do consumidor são requisitos essenciais para acompanhar a velocidade das transformações na área de Comunicação. Essa foi a defesa do vice-presidente de Mercado do Grupo RBS, Marcelo Pacheco, ao integrar o painel "Experiência faz a diferença?", durante o Festival Mundial de Publicidade de Gramado. O executivo reforçou ideias apresentadas por Walter Longo e João Levi, ao afirmar que é preciso encontrar um novo modelo econômico, e que as empresas de mídia não podem mais pensar de forma fragmentada. "Nosso desafio é entender a jornada do consumidor, como se conecta com a gente e onde estão pontos de contato", destacou.

Com o auxílio de dados no telão, mostrou que quanto mais conteúdo se disponibiliza ao usuário, mais ele consome. Segundo ele, entender a jornada do consumidor é uma busca contínua e as respostas nem sempre estão dentro da RBS. Por isso, a organização trouxe de São Paulo para o Rio Grande do Sul a startup Hands, especializada em mobile experience e parceira da holding e.Bricks Digital. "Não vou resolver um problema daqui para frente se pensar sozinho", considerou.

O executivo ainda fez referência à participação de Márcio Callage, palestrante do mesmo painel. "A gente precisa ter propósito e a RBS é uma empresa com propósito. Precisamos olhar de fora para dentro, produzir campanhas para o público pensando com a cabeça dele e não a nossa." Entre os cases pensados pelo grupo com essa visão estão o lançamento da Casa Destemperados, do Gaúcha Sports Bar, do espaço Donna Beauty Pompeia, projetos que, além de conteúdo, oferecem experiências ao usuário.

Aliado a isso, incentivou a integração de canais. São exemplos os aplicativos Pelas Ruas e Gaúcha Zero Hora, com a união de redações da Gaúcha e Zero Hora com o app. "A força está na conexão dos meios e quando entrego conteúdo relevante, eu ganho o jogo. Você nunca pode esquecer de pensar na experiência do consumidor a partir da ótica dele", ratificou. Ao fim, reforçou não ter todas as respostas, mas diz que elas estão espalhadas pelo mundo e é preciso diálogo para alcançá-las.

Pacheco é vice-presidente de Mercado do Grupo RBS. Com 16 anos de carreira em posições de alta gestão em áreas de Vendas, Marketing e Desenvolvimento de Negócios, o executivo atuou no Grupo Abril, da ESPN e, até o fim de 2016, foi diretor de Negócios do Facebook Brasil. Em 2009 e 2012, esteve entre os indicados ao Prêmio Caboré na categoria Profissional de Veículo.


Comentários