Documentário "Mercado de Notícias" é exibido durante o SET

Sessão especial contou com a presença de Geneton Moraes Neto e Giba Assis Brasil

A noite desta terça-feira, 23, teve sessão de cinema para estudantes e convidados no SET Universitário, da Famecos. O filme escolhido foi o documentário "Mercado de Notícias", dirigido por Jorge Furtado e lançado neste ano. A produção mistura entrevistas com 13 jornalistas brasileiros e cenas da peça cômica de Ben Jonson, da qual o filme herda o nome. A alternância dos depoimentos com as cenas da peça dá leveza ao documentário, que busca explicar conceitos tradicionais do jornalismo e explorar as diferentes opiniões de seus entrevistados. Além disso, Furtado usa este espaço para apresentar a verdade por trás de algumas notícias que causaram alvoroço nos últimos anos, como o caso da bolinha de papel que atingiu José Serra, na época candidato à presidência, e o suposto quadro de Pablo Picasso encontrado na sede do INSS em Brasília, que não passava de um pôster barato de museu.
Apesar de algumas dificuldades técnicas com o DVD, o evento foi um sucesso. O público parecia muito entretido, dando risadas, batendo palmas nos momentos descontraídos e prestando atenção quando o assunto era mais sério. Vale também lembrar que a peça de Jonson, escrita em 1625, não é encenada na Inglaterra há 350 anos e foi traduzida para o português pela primeira vez pelo próprio Furtado.
O evento também contou com dois convidados ligados ao filme: Giba Assis Brasil, jornalista, professor e fundador da Casa de Cinema de Porto Alegre, que fez a montagem do documentário; e Geneton Moraes Neto, jornalista que trabalhou em diversos veículos da imprensa nacional e hoje está entre os principais nomes da reportagem da GloboNews. Geneton, que ministrou uma oficina do SET nesta tarde, brincou com a notícia do Picasso falso e apresentou ao público a oração da Nossa Senhora do Perpetuo Espanto, padroeira dos jornalistas. Para ele, o jornalismo é uma das poucas profissões que têm uma definição muito simples: "Contar, da maneira mais fiel possível, o que você viu e ouviu".
(Por Maria Eduarda Levy, do SET Universitário, especial para Coletiva.net)
Imagem

Comentários