19ª edição do Dia da Doação beneficiará rádio da Ufrgs

Evento busca arrecadar fundos para melhorias na acessibilidade dos prédios

Doações serão destinados ao prédio da Rádio da Universidade - Reprodução

O Espaço Figueira, localizado no segundo pavimento do Centro Cultural da Ufrgs (Rua Eng. Luís Englert, Campus Centro), sediará a 19ª edição do Dia da Doação. O evento ocorrerá nesta quinta-feira, 13, das 9h às 17h. A atividade faz parte do Projeto de Resgate do Patrimônio Histórico e Cultural da Ufrgs e, neste ano, a ação busca arrecadar fundos para realizar melhorias no quesito acessibilidade ao prédio da Rádio da Universidade. A atividade é promovida pelo Setor de Patrimônio Histórico.

O projeto se sustenta da construção de uma torre de elevador e banheiros com totais acessibilidades para pessoas com mobilidades reduzidas, respeitando as particularidades da edificação, construída em 1920 e 1921, e observando também a máxima preservação do patrimônio. A iniciativa é justificada pela necessidade de atender toda a população, especialmente os alunos que ingressam através das cotas destinadas a eles.

Aos que se interessarem em contribuir, poderão fazer a doação através de depósito identificado ou transferência bancária, ou ainda no dia do evento. A quantia é depositada em conta no Banco do Brasil aberta e bloqueada pelo Ministério da Cultura (MinC) até que se atinja o valor mínimo para a execução do projeto. A solenidade será gratuita e contará também com a realização de exposição fotográfica dos prédios da Universidade, esquete teatral, apresentação musical, maquete do projeto da Rádio e exibição de vídeos. O evento contará também com exposição fotográfica dos prédios históricos da Universidade, esquete teatral, apresentação musical, maquete do projeto da Rádio e exibição de vídeos.

O prédio da rádio foi projetado em 1919, com a construção ocorrendo nos anos de 1920 e 1921. Somente em 1960, o local passou a receber a Rádio da Universidade, a qual já havia realizado as primeiras transmissões experimentais em julho de 1950. No ano de 1956 a Rádio obteve licença e no ano seguinte passou a operar, sendo assim a primeira Rádio Universitária do país. Veiculada pela frequência 1080 AM ou pelo site http://www.ufrgs.br/radio/, a programação é voltada para a música erudita e programas de cunho cultural educativo desde o seu surgimento.

Mais detalhes sobre o prédio e a Rádio da Universidade podem ser conferidos no link https://www.ufrgs.br/patrimoniohistorico/radio-dauniversidade/

Comentários