Documentário do IPA é destaque em festival na Serra

"Mestres" foi reconhecido como o Melhor Documentário pelo voto popular, em âmbito estadual

Tiago recebe o prêmio no CineSerra | Crédito: Divulgação
Um filme produzido por alunos de Jornalismo do Centro Universitário Metodista (IPA) garantiu o prêmio de Melhor Documentário pelo voto popular, em âmbito estadual, na 4ª edição do Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha (CineSerra). O trabalho "Mestres" apresenta o maior evento de atletismo master do mundo (WMA - sigla em inglês da competição), realizado pela primeira vez na América do Sul em Porto Alegre em novembro de 2013. O anúncio ocorreu nessa semana, em evento no Teatro do Sesc, em Caxias do Sul. A mostra competitiva contou com 40 concorrentes - 20 no concurso regional e 20 no estadual.
No documentário, alguns dos mais de cinco mil participantes do evento, vindos de todos os continentes, são o fio condutor da história. Os personagens contam sua trajetória no esporte, as dificuldades e as vantagens de disputar uma competição internacional. A direção é de Tiago Fernandes - formado em Jornalismo em 2014 - e do aluno do curso Marcelo Noms. "Agradeço imensamente a todos que participaram deste filme, que tem uma importância ímpar não só para nós, mas para a produção audiovisual gaúcha. Que muitos outros projetos como este se realizem no futuro", afirma Tiago.
O documentário já havia recebido menção honrosa no Festival Internacional de Cinema de Curitiba em 2014 e foi apresentado pela primeira vez ao público em cerimônia de premiação dos Destaques do Esporte Gaúcho, em dezembro de 2013 ,no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. "Incentivamos as produções audiovisuais como uma importante forma de manifestação e comunicação social, buscando manter a tradição dos cursos nessa área", destaca o coordenador do curso, Fabio Berti.
Assista ao documentário:

Comentários