Unijuí aborda questão ambiental em curso de Jornalismo

Disciplinas em Multimídia produzem o projeto "Ambiente-se, você faz parte todo"

A turma do sétimo semestre da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) lança um debate que aborda a temática ambiental com vídeos curtos, áudios em linguagem bem-humorada, dicas educativas e reportagens em diferentes linguagens. A produção faz parte da ênfase em Multimídia do curso que, neste ano, conta com as disciplinas de Produção Multimídia II e Produção de Foto II, ministradas por Lara Nasi; Produção de Vídeo II, ministrada por Celestino Perin; e Produção de Áudio II, ministrada por Vera Raddatz. Os trabalhos podem ser conferidos na página do projeto no Facebook.
Para a etapa de preparação, a professora e coordenadora do curso de Biologia da Unijuí e presidente da Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (Aipan), Francesca Ferreira, coordena a aula de Produção Multimídia II sobre os principais problemas e questões ambientais. Em grupos, os acadêmicos realizaram pesquisas e organizaram oito pautas, que serão publicadas todas as quintas-feiras na rede social.
Na aula de áudio, os alunos produziram programas em formato de tiras radiofônicas, para as quais foram criados personagens que representam questões relacionadas ao meio ambiente. O material conta com recursos de voz, interpretação, efeitos sonoros e música, com a perspectiva de que o conteúdo crie uma proximidade com o receptor, de forma a sensibilizá-lo de que o ambiente é de todos. Colaborou com a reflexão sobre o tema da ênfase em Produção de Áudio I, o professor do mestrado em Direitos Humanos Daniel Cenci.
Documentários na disciplina de Produção de Vídeo II também foram produzidos, englobando o ciclo das águas, o saneamento básico, a relação entre seres humanos e animais, as plantas medicinais e os princípios ativos nos sistemas agro florestais. Em mensagem postagem na página do projeto, destaca-se a necessidade de pensar nas ações individuais, articuladas às políticas públicas: "O que fazemos individualmente importa, mas atitudes isoladas não mudam cenários. Precisamos pensar o individual e o coletivo de modo imbricado, lembrar que somos parte do todo e que para viver num mundo melhor, hoje e no futuro, a responsabilidade, em ações ou em cobrança por políticas públicas, passa por nós."

Comentários