Campanha que estimula voto responsável une OAB/RS e ESPM-Sul

'Vote Consciente' será lançada nesta quarta-feira, 8, e incentiva eleitores a pesquisarem informações sobre os candidatos

Reprodução

Trabalhando com a ideia de que o brasileiro faz amplo levantamento de informações até na hora de encomendar uma refeição, a OAB/RS, em parceria com estudantes da ESPM-Sul, desenvolveu um trabalho para conscientizar uma eleição responsável. A ação 'Vote Consciente' será lançada nesta quarta-feira, 8, às 20h, no Theatro São Pedro, (Praça da Matriz, S/N - bairro Centro Histórico), em Porto Alegre, com o objetivo de incentivar e estimular os eleitores a pesquisarem, compararem e buscarem dados sobre os candidatos.

O planejamento da ação passou por concentração interna, com reuniões empresariais e com associações de bairros e líderes comunitários. Uma das metas são práticas para combater o compartilhamento de fake news pelos advogados gaúchos, bem como a desmitificação dos votos nulo e branco e informações para que o eleitor planeje seu voto.

A coordenadora de Comunicação da OAB/RS, Liziane Lima, apontou que a essência do trabalho é para que os cidadãos se identifiquem com a mensagem e, a partir disto, reflitam sobre sua conduta acerca das eleições. "Nossa equipe fez um laboratório para chegarmos a essa ideia de mobilização, e percebemos que o principal mote deveria ser o planejamento do voto, visto que, conforme pesquisa do Ibope, seis a cada 10 brasileiros decidem seu candidato no dia das eleições. Nosso objetivo será alcançar este público", afirmou. 

Segundo o presidente regional da instituição, Ricardo Breier, é uma ação que alerta os eleitores sobre a importância da pesquisa. "Trata-se de uma contribuição social da nossa entidade. Acreditamos na política, mas precisamos de bons políticos. Dessa forma, idealizamos a campanha, a fim de levar o máximo de informação à população", salientou.

Para o evento de lançamento, haverá um cine debate sobre as eleições de 2018 e performance musical com Hique Gomez e a rapper Negra Jaque. O presidente nacional da OAB, o gaúcho Claudio Lamachia, estará presente no encontro, que será gratuito. Os vídeos da campanha serão exibidos em emissoras de TV e de rádio e nas redes sociais da Ordem. O site da ação já está no ar no endereço www.voteconsciente.org.br e, no decorrer das próximas semanas, será abastecido com mais informações.

Comments