Dia da Imprensa é comemorado com evento sobre liberdade de expressão

Debate contará com André Machado, Laura Borges e Ney Wiedemann

Debate é promovido pelos cursos de Comunicação e de Direito do Centro Universitário Metodista IPA - Reprodução

Promovido pelos cursos de Comunicação e de Direito do Centro Universitário Metodista IPA, o debate 'Direito e Liberdade de Expressão', em alusão ao Dia Nacional da Imprensa, comemorado no último sábado, 1º, acontecerá nesta segunda-feira, 3. Para a ocasião, foram convidados o jornalista André Machado, da Band RS; a publicitária Laura Borges, head de Criação da Paim Comunicação; e o desembargador Ney Wiedemann Neto, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. 

Coordenador dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Turismo do IPA, Fabio Berti ressalta a defesa da legalidade e da Constituição Federal, que garante o direito à liberdade de expressão no Brasil. "Debater o assunto na perspectiva do Direito e da Comunicação Social é fundamental para seguirmos sedimentando a democracia brasileira, sempre atentos aos riscos", conta.

Um dos organizadores da atividade, Renato Sagrera, docente do curso de Jornalismo, ressalta que a ideia de promover a atividade surgiu para refletir sobre o atual momento da sociedade brasileira. "É interessante falarmos um pouco mais sobre o que tange à liberdade de imprensa, justamente em uma época repleta de fake news", afirma. Para ele, a data foi muito bem escolhida: "Nada melhor do que promovermos um debate para reforçar a importância do bom jornalismo, especialmente no que diz respeito ao combate às notícias falsas, que tanto prejudicam a vida cotidiana de milhares de brasileiros".

Para o jornalista André Machado, é necessário estimular a temática com os estudantes. "É uma grande oportunidade de mesclar a minha experiência, todo o conhecimento dos mais jovens e as novas ferramentas de comunicação", pontua. O evento acontecerá a partir das 19h, no Auditório Oscar Machado, no IPA (Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80 - Rio Branco), em Porto Alegre.

Comments