Estudantes da Ufrgs conquistam segundo lugar em prêmio da Aberje

Iniciativa desafia universitários a solucionar um case de comunicação aplicando conhecimentos acadêmicos

Da esq. para dir. Renata Rodeghiero, Bruno Petinelli, Guilherme Rolin, Thiago Nitschke e Marco Antônio Gonçalves - Divulgação

Um grupo de estudantes da Ufrgs conquistou segundo lugar no PUA - Prêmio Universitário Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). A iniciativa, que ocorre anualmente em parceria com a Agência de Comunicações ECA Jr., tem como proposta desafiar jovens estudantes a solucionar um case de comunicação, aplicando conhecimentos acadêmicos e colocando em prática competências exigidas no mercado. A equipe faturou o valor de cinco mil reais, metade do prêmio principal, concedido à dupla de estudantes paulistas da Universidade Anhembi Morumbi.

O grupo de alunos da Ufrgs conquistou a distinção com o projeto 'CriaLab Sabesp: o laboratório de inovação em água e saneamento'. A iniciativa consiste em um plano de comunicação com ações estratégicas para aproximar a imagem de inovação da Sabesp, empresa que detém a concessão dos serviços públicos de saneamento básico no estado de São Paulo, com seus públicos. Os estudantes dos cursos de Relações Públicas Bruno Petinelli, Guilherme Rolin, Renata Rodeghiero; de Publicidade e Propaganda Marco Antônio Gonçalves, e de Ciência da Computação Thiago Nitschke receberam orientação da professora do curso de RP da universidade Denise Avancini Alves.

O desafio contou com 26 equipes inscritas, que participaram de um dia imersivo conduzido pelas facilitadoras da SAB - Aceleradora de Inovação. Através do método do Design Thinking, propuseram a solução do desafio: Como mostrar para a população que a Sabesp é uma empresa inovadora e que aplica as mais modernas tecnologias a serviço do cliente. Para Petinelli, a experiência foi satisfatória. "O ganho pessoal e profissional é algo que não temos como mensurar pelo fato de estarmos na prática pensando soluções reais, com colegas da nossa universidade, para empresas reais", afirma.

O corpo de jurados que avaliou os finalistas contou com os profissionais: Bianca de Castro, gerente de Comunicação Corporativa na Herbalife Nutrition; Claudia Dias, gerente de Comunicação e RP da Divisão Farma do Grupo Novartis no Brasil; Daniel César de Sena, gerente de Marketing Integrado da Metlife. Também avaliaram os trabalhos Isabel Botaro, gerente de Comunicação e Assuntos Corporativos da JDE Coffee; Luciane Reis, Brazil Communication Leader da Cargill; e Vinicius Gonçalves, gerente de Comunicação da Samsung América Latina.

Comentários