Exposição busca unir conscientização ambiental à fotografia

Mostra fotográfica 'Uníssono' ocorre no espaço cultural da ESPM Porto Alegre, de 10 a 31 de agosto

ESPM-Sul - Reprodução

O mezanino do Espaço Cultural da ESPM Porto Alegre (Rua Guilherme Schell, 268, Bairro Santo Antônio) abrigará a exposição 'Uníssono', de 10 a 31 de agosto. Idealizada e produzida pela fotógrafa e aluna do oitavo semestre de Publicidade e Propaganda da faculdade Ana Cláudia Gimenez, a mostra busca unir conscientização ambiental à fotografia. A inauguração será no sábado, 10, das 10h às 15h, e a exposição estará aberta ao público com entrada franca de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e, aos sábados, das 9h às 15h.

A série de fotografias retrata paisagens em contraste com a figura humana e o personagem principal, além do modelo, é o espelho. Segundo Ana Cláudia, a proposta é inserir o homem dentro da natureza, trazer um diferencial artístico as fotografias e provocar reflexões. A ideia, conforme a artista, surgiu da preocupação recorrente quanto as questões ambientais. "Abordei essa temática na exposição por entender que ela é de difícil absorção por palavras e números, sendo a imagem capaz de traduzir a informação em um clique", explica.

Ana Cláudia defende que a fotografia tem o poder de transmitir mensagens que possam atingir o grande público de forma acessível. "Percebi que a fotografia seria um meio eficaz para transmitir a mensagem que quero repassar, uma vez que sua linguagem é compreensível de forma universal, mesmo que com distintas interpretações", declara.

Comments