Famecos inicia atividades de projeto integrado do curso de Jornalismo

Iniciativa transdisciplinar tem como tema 'Direitos Humanos'

Alunos no seminário com o convidado Pedro Gil Weyne - Raquel Boechat.

O curso de Jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos, da PUC, iniciou as atividades do projeto transdisciplinar do quinto semestre, conhecido como Projeto V, com hackathons e seminários. Em comemoração aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o assunto será a base para os projetos desenvolvidos pelas turmas da manhã e da noite. A iniciativa tem como objetivo estimular os estudantes a reunir conhecimentos e competências adquiridas em sua formação com um plano conjunto.

Para discutir sobre o assunto, estiveram presentes na Famecos o presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, Jair Krischke, e o advogado, representante da Sociedade Civil no Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, Pedro Gil Weyne. Nos grupos de trabalho, os alunos passaram pela experiência de uma hackathon, que reuniu os integrantes com o propósito de acelerar a criação de trabalhos inovadores e estratégias de comunicação relacionado ao tema central da atividade.  

De acordo com o coordenador do curso de Jornalismo, Fabian Chelkanoff Thier, promover esta ação tem como intuito mostrar aos alunos o potencial do tema e o quanto podem criar e ampliar sua visão ao se unirem com objetivos conjuntos em múltiplas plataformas. "Esta integração é uma resposta aos desafios contemporâneos", destacou o jornalista.

A metodologia norteadora utilizada foi a de Project Based Learning (PLB) - Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual o elemento principal é a elaboração de estratégias por meio de um trabalho de investigação com impacto social a partir de uma pergunta, problema ou desafio. Ao todo, foram reunidas em torno do projeto as disciplinas de Assessoria de Imprensa, Produção e Edição em Radiojornalismo, Telejornal, Produção em Jornal, Produção em Jornalismo Online e Empreendedorismo em Jornalismo.

Comentários