Famecos realiza exibição pública de vídeos feitos por alunos

Projeto experimental audiovisual foi produzido durante primeiro semestre deste ano

Reprodução

Nesta quarta-feira, 11, a Escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos, da PUC, realizará uma exibição pública de vídeos feitos por alunos. Participaram da inciativa estudantes da disciplina de 'Projeto Experimental Audiovisual', do curso de Jornalismo. A mostra acontecerá às 19h30, no auditório da Famecos (Avenida Ipiranga, 6681 - Partenon), em Porto Alegre. A atividade, realizada ao longo do primeiro semestre deste ano, foi coordenada pelos professores Cláudio Mércio, Fabio Canatta e Silvio Barbizan.

A exibição apresentará cinco vídeos que abordam temáticas diferentes em estilos diversos. Em três episódios, por exemplo, há o documentário 'Slam - Por Trás da Rima', que explora o movimento poético urbano. Neste mesmo formato, 'O que vem depois' aborda crenças com visões diferentes. Em 'Muamba - Histórias do Contrabando', os alunos produziram um News Game em que cada fase do jogo concluída o usuário desbloqueia um capítulo do documentário. A narrativa conta a história do auge do contrabando entre Brasil e Paraguai nos anos 90.

Da mesma maneira, querendo envolver a audiência, 'Fragmentos' traz relatos de prédios tombados em más condições em Porto Alegre. Há, ainda, o 'Todas as histórias importam' misturando narrativa jornalística e poética. Direcionado às redes sociais, este último promove a reflexão sobre a visibilidade dada pela imprensa a tragédias em diferentes locais do mundo.

Segundo Canatta, os estudantes tiveram liberdade na hora de produzir, e que era fundamental o conteúdo estar relacionado ao jornalismo. "Costumo brincar com os alunos que a disciplina permite qualquer tipo de produção desde que atenda aos pré-requisitos que estão no próprio nome da cadeira: projeto experimental audiovisual. Portanto, precisa envolver vídeo, ter uma conexão clara com o jornalismo e, por último, um caráter experimental", afirmou, completando: "Valorizamos muito a questão da experimentação, da mistura de linguagens, da ousadia narrativa". Os teasers e outras informações dos vídeos podem ser conferidos pela página do evento no Facebook.

Comentários