Feevale deve participar da cobertura do Festival de Cinema de Gramado

Inscrições para cobrir o evento, que vai de 16 a 24 de agosto, ainda não estão abertas

Aluna da Feevale entrevista Marcos Santuario - Reprodução/Feevale

Os alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Fotografia e Produção Audiovisual da Universidade Feevale devem participar, mais uma vez, da cobertura do Festival de Cinema de Gramado, que acontecerá entre 16 e 24 de agosto, em Gramado. As inscrições para a cobertura do evento, contudo, ainda não estão abertas, de acordo com a Pauta Conexão e Conteúdo, responsável pela assessoria do festival.   

A equipe da Agência Experimental de Comunicação (Agecom) da instituição de ensino participou do evento de lançamento do Festival, que ocorreu nesta terça-feira, 9, na Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre. Também participaram alunos da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e da ESPM-Sul, que devem estar presentes durante os cinco dias de evento.

De acordo com a Feevale, serão produzidos vídeos, textos e fotos, transmitidos e postados em formato multiplataforma, além de entrevistas que serão veiculadas, de forma gravada e ao vivo, na Rádio Feevale e na Rádio ABC 900 AM, do Grupo Sinos. Participaram da coletiva de imprensa a aluna do curso de Jornalismo e estagiária de produção de conteúdo da agência Júlia Taube Amaral, o estudante de Produção Audiovisual e estagiário da mesma área na Agecom Bruno Duarte, e os professores Alisson Coelho e Cristiane Weber, representando os demais docentes.

Alisson, que coordena a agência, comentou sobre a parceria da universidade com o Festival, que proporciona aos alunos a experiência de fazer uma cobertura completa em um evento de grande porte. "Eles acompanham em tempo real tudo o que está acontecendo por lá. Entrevistam atores, diretores, enfim, têm uma experiência de mercado única." Cristiane, por sua vez, ressalta que o grande número de voluntários possibilita um acompanhamento dinâmico das pautas. "Nossos estudantes estarão no Palácio dos Festivais, no tapete vermelho e na nossa base junto às coletivas de imprensa, além de outros importantes pontos da cidade. Vamos, também, valorizar o público presente, entrevistando aqueles que vêm prestigiar o evento", afirma.

Júlia participou da edição passada, quando ainda estava no segundo semestre de Jornalismo. Ela declara que se sente realizada em poder aliar, na prática, o que aprende em sala de aula, mais uma vez. "Ter contato com pessoas tão renomadas e tão cedo na vida acadêmica, faz com que eu sinta o que é a realidade da vida de um jornalista", informa. Bruno, que entrou para o curso de Produção Audiovisual neste ano, diz que está empolgado em participar pela primeira vez do evento. "Quero adquirir experiência em cobertura de evento e conhecer pessoas do meio de todo o Brasil", projeta.

O curador do Festival, Marcos Santuario, é professor da Feevale e coordenador do núcleo de Rádio. Para ele, é uma responsabilidade estar à frente de um evento como este e destaca os critérios de curadoria, que equilibraram filmes de apelo mercadológico e autorais do cinema brasileiro e da América Latina. "Conseguimos trazer filmes inéditos, que nunca foram exibidos em salas de cinema brasileiras e latinas. É um trabalho ininterrupto, um processo contínuo de assistir aos filmes e encontrar os melhores produtos do audiovisual, tanto latinos como brasileiros", ressalta.

Comments