Festival de Cinema Escolar de Alvorada está com inscrições abertas

No ano passado, premiação contou com 930 inscritos de 78 países

Alunos podem enviar os seus projetos até 30 de setembro - Divulgação

As inscrições para a quinta edição do Festival de Cinema Escolar de Alvorada (Fecea) estão abertas até 30 de setembro. As categorias contemplam produções estudantis realizadas por alunos das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Ensino Médio e Universitário. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site filmfreeway.com/FECEA e a cerimônia de premiação ocorrerá em 23 de novembro, em local ainda a ser definido.

O Fecea tem como objetivo valorizar o protagonismo estudantil e do olhar pedagógico na avaliação das produções cinematográficas, firmando-se como festival estudantil internacional. Além de premiar as produções que se destacam nas categorias estabelecidas, o festival oferece o Prêmio Sirmar Antunes pelo Protagonismo Negro, para o incentivo das abordagens afrodescendentes, e o Prêmio Marielle Franco pelo Protagonismo Feminino.

Para esta edição, está prevista, também, a realização de mostras itinerantes nas escolas das redes de ensino da cidade para votação do prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular. Visando a avaliação técnica e pedagógica das obras, o corpo de jurados do festival conta com mais de 20 membros, de diversas áreas, desde professores com vivência de trabalhos em audiovisual na sala de aula até críticos e profissionais da área cinematográfica.  

Apenas no ano passado, o Fecea contou com 930 inscritos de 78 países. A iniciativa é organizada pelos projetos Clube das 5, do CMEP Professor Florestan Fernandes/Smed Alvorada, e pelo projeto Primeira Tela, da escola Leonel Brizola. Informações sobre o festival, assim como detalhes de como apoiar o projeto, podem ser acompanhadas no Facebook do Clube das 5 (www.facebook.com/clubedas5) e do Fecea (www.facebook.com/fecears).

Comments