Idealizadoras do Filtro Fact-checking conduzem oficina na Feevale

Jornalistas Naira Hofmeister e Taís Seibt ministram curso de extensão neste final de semana

Oficina abordará checagem de fatos - Reprodução

Com o objetivo de abordar um movimento que surge como resposta à proliferação de notícias falsas na internet, a Feevale realizará uma oficina para falar sobre checagem de fatos - conhecido como fact-checking. O encontro será realizado neste sábado, 15, das 9h às 13h, no campus da universidade (ERS 239, 2755), em Novo Hamburgo. Ministrada pelas jornalistas e idealizadoras do projeto Filtro Fact-checking, Naiara Hofmeister e Taís Seibt, a aula é direcionada para estudantes de graduação, jornalistas diplomados e comunicadores em geral que estejam interessados em se aprofundar na prática de verificação de dados.

O curso consiste em uma oficina de apuração de informações e declarações públicas com base em métodos, ferramentas e processos de pesquisa adotados pelas principais iniciativas de checagem do Brasil e do mundo. Com carga horária de quatro horas, os estudantes poderão receber certificado online da aula, que será enviado por e-mail, em até 10 dias úteis, para quem obtiver a frequência mínima de 75%. As inscrições podem ser feitas por este link.

Neste ano, Naiara assinou trabalhos em veículos como El País, Piauí, Carta Maior, Superinteressante e revista Saúde, além da Agência Pública - de onde o jornal britânico The Guardian selecionou um texto para traduzir e publicar em seu site. Taís, por sua vez, atua desde 2004 em jornalismo multimídia, foi repórter e editora no jornal Zero Hora e colaborou como freelancer para veículos como BBC Brasil, O Estado de S. Paulo, O Globo, Canal Rural e Agência Pública.

Comentários