Malu Gaspar, da Piauí, relata desafios das grandes reportagens

Repórter da revista do Grupo Abril ministrou segunda oficina da Caravana Piauí na Unisinos Porto Alegre

Divulgação/Coletiva.net
A segunda oficina da Caravana Piauí, projeto desenvolvido pela publicação do grupo Abril que desembarcou ontem, 1º, na Unisinos Porto Alegre, foi ministrada pela repórter Maria Lucia da Motta Gaspar, mais conhecida como Malu Gaspar. Na ocasião, a jornalista falou com entusiasmo sobre cobertura política para a publicação que surgiu em 2006.
Malu fez um relato de algumas reportagens que marcaram sua carreira, com ênfase nas mais recentes, em razão dos escândalos políticos que embalam o País, a exemplo da Operação Lava Jato. A repórter mencionou os desafios que encarou ao entrevistar figuras importantes envolvidas nos escândalos da megaoperação. "É importante cultivar as fontes e ter uma relação saudável com os entrevistados. É imprescindível, também, fazer uma pesquisa prévia, checar as informações com diferentes fontes e publicar somente quando se tem certeza da veracidade", enfatizou.
Neurótica com apuração, como ela mesma se denomina, Malu disse aos mais de 70 alunos presentes na oficina, que, mesmo com uma infinidade de informações, o repórter deve saber o momento de parar de apurar e, principalmente, praticar o desapego nas matérias. "Com tantas entrevistas e documentos, temos infinitas informações, porém, mesmo que os textos da Piauí sejam grandes (cerca de 60 mil caracteres) tem dado que não precisa estar na matéria e isso temos que saber cortar", aconselhou.
Ex-repórter da Veja, ela contou que já foi processada na época em que atuou na publicação e que, atualmente, está sendo processada pela esposa de Eike Batista. Também mencionou sobre o cuidado que tem com as fontes. "Delcídio do Amaral é minha fonte desde 2003, então criamos uma relação mais próxima, mas não é por isso que vou abrandar", exemplificou, ao mencionar a reportagem "O Delator", na qual conta o envolvimento do ex-ministro nas delações da Lava Jato.
Logo mais, às 19h30, a repórter Daniela de Castro Pinheiro Velho encerrará a Caravana com a palestra "Técnicas de apuração, redação e edição nas reportagens da Piauí". Os encontros formam o primeiro curso de extensão de Jornalismo da universidade no campus Porto Alegre, inaugurado no começo deste ano.
Leia mais:
Repórter da Piauí fala sobre apuração e edição de grandes reportagens
"Eu era órfão de uma revista como essa", diz fundador da Piauí

Comentários