Modelo híbrido de ensino é nova aposta da Unisinos

Formato foi desenvolvido para explorar, juntas, as características das modalidades EAD e presencial

Campus da Unisinos em São Leopoldo - Marco Antônio Filho

Com a proposta de unir a conveniência do EAD com a vivência prática da educação presencial, a Unisinos apresenta uma nova modalidade de ensino, chamada Híbrida. Já neste semestre, 12 cursos de graduação e 16 de pós-graduação passarão a utilizar o formato. A iniciativa permite ampliar o portfólio de cursos e conta com atributos definidos por meio de ação colaborativa com professores, alunos e profissionais. No campus Porto Alegre, entre as graduações oferecidas nesta modalidade estão Design de Produto e Fotografia. Como pós-graduação, estão disponíveis Liderança Criativa, Negócios Digitais e Design de Serviços e de Interação, entre outros.

Para garantir flexibilidade, o modelo híbrido utiliza uma nova plataforma virtual de aprendizagem (LMS), o Canvas, empregada por universidades como Harvard, Stanford, Berkeley, entre outras. Com diversos recursos e possibilidades de interação, é possível experimentar o conteúdo em diferentes formatos e interagir com a turma em webconferências, o que permite construir conhecimento de forma colaborativa. De acordo com a universidade, Canvas é "fácil de usar, confiável, flexível, colaborativo e tem como foco economizar tempo e esforços para facilitar o ensino e o aprendizado".

As aulas são preparadas pelos professores da Unisinos para que o aluno possa estudar como, quando e onde quiser, utilizando o Canvas e, após, se encontrar com os colegas e professores para interagir em aulas práticas, aproveitando a experiência da vida no campus. Os estudantes também poderão usufruir toda estrutura do ecossistema da Unisinos (laboratórios, Institutos Tecnológicos, Tecnosinos, Portal da Inovação).

Para o diretor da Unidade Acadêmica de Educação Online, Vinícius Costa de Souza, o modelo híbrido não só une modalidades consolidadas, "mas é concebido com base nas novas tecnologias e a partir de pressupostos teórico-metodológicos, tendo em vista o contexto de hibridismo tecnológico digital em que estamos inseridos". Segundo ele, ao unir a conveniência do online com a vivência do presencial, a Unisinos adere ao modelo internacionalmente chamado de Blended Learning.

Comentários