Parceria entre Famecos e universidade alemã permite experiência intercultural

Programa Intercultural Math & Data Reporting utiliza o inglês como língua de interação entre alunos brasileiros e alemães

A Escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos fez uma parceria com a Universidade de Potsdam (UniPotsdam), na Alemanha, e realizará neste segundo semestre de 2019 um projeto internacional em uma de suas disciplinas ministradas em inglês. A iniciativa permite que os estudantes da PUC que cursarem Data reporting and visualization applied to the Brazilian context tenham quatro aulas integradas à disciplina Language sensitive mathematics teaching, da instituição alemã, entre outubro e novembro deste ano. O programa Intercultural Math & Data Reporting usa o inglês como língua de interação entre os alunos brasileiros e alemães. As matrículas estão abertas e podem ser feitas no site www.pucrs.br/soupucrs-aluno/guia-de-matricula.

Os estudantes serão inseridos em grupos mistos compostos igualmente por brasileiros e alemães para compreender sobre um aspecto brasileiro a partir de bases de dados públicas sugeridas pelas professoras Claudia-Susanne Günther, da UniPotsdam, e Ana Cecilia Nunes, da PUC. As aulas serão realizadas em sincronia com as duas instituições.

Segundo Ana Cecília, a colaboração entre os estudantes tem como principais benefícios a experiência intercultural e a perspectiva de trabalho interdisciplinar. "As disciplinas em inglês contemplam um universo de alunos estrangeiros que estão realizando intercâmbio na PUC e brasileiros. A troca acontece no dia a dia da sala de aula, com diferentes nacionalidades, porém todos estão focados em um mesmo objetivo ou interesse, que é o da disciplina escolhida", comenta.

A parceria nasceu a partir da participação da professora Ana Cecilia em uma atividade da UniPotsdam sobre International Online Teaching (ensino online internacional), durante sua licença de estudos da PUC. Uma das tarefas era desenvolver um projeto de colaboração online em sala de aula, o qual foi feito junto com Claudia-Susanne. A professora da UniPotsdam acredita que a colaboração trará a seus alunos uma experiência de situação e aprendizagem em um segundo idioma. "Quero que eles reflitam sobre a importância das habilidades linguísticas em sua profissão. É algo crucial já que muitos estudantes da educação básica na Alemanha não têm o alemão como língua nativa", explica.

Coordenador do curso de Jornalismo na PUC, Fábian Chelkanoff Thier destaca que a parceria com a instituição europeia dentro da disciplina em inglês é uma possibilidade ímpar para um entendimento mais global do mercado por tratar de questões culturais. "Estudantes nessa faixa etária acabam conhecendo o mundo por meio das redes e dos games, principalmente. Isso é um diferencial para a vida e para a profissão, ainda mais quando se fala em formação de jornalistas", ressalta.

A disciplina Data reporting and visualization applied to the Brazilian context, de acordo com a instituição gaúcha, equivale ao jornalismo investigativo e é aberta como eletiva para todos os cursos. Entre os objetivos da aula, estão estabelecer relações entre base de dados e visualização, discutir e refletir sobre o contexto brasileiro por meio de notícias e base de dados e mostrar para os estudantes possibilidades para analisar e visualizar diferentes conjuntos de dados. Ministrada em inglês, faz com que os estudantes exercitem o idioma e trabalhem vocabulários relacionados à área.

Comentários