Profissionais compartilham experiências do SXSW 2018 na PUC

Arthur Gubert, Kim Gesswein e Ramiro Martini se reuniram na PUC para falar sobre tendências que viram no festival, realizado nos Estados Unidos

Crédito: Bruno Todeschini

O comunicador Arthur Gubert, o publicitário Kim Gesswein e o presidente do Grupo Cinco TI, Ramiro Martini, estiveram reunidos no Centro de Eventos da PUC para compartilhar suas experiências no South by Southwest (SXSW) 2018. Na ocasião, o trio abordou algumas das tendências que foram apresentadas no festival em Austin, nos Estados Unidos, como a ampliação da inteligência artificial, a manipulação das emoções e a voz como instrumento de buscas no ambiente digital.

No encontro intitulado Highlights, Gubert, que trabalha como head de Inovação do Grupo RBS, explorou as tendências em comportamento e tecnologias, destacando que o futuro será sem telas. Conforme o comunicador da rádio Atlântida, elas serão menos utilizadas com o passar dos anos no que tange o uso para buscas. "A tecnologia estará cada vez mais a serviço da preguiça humana", disse, pontuando que, em 2020, 50% das pesquisas se darão por voz. Ainda, mencionou que haverá a expansão da inteligência artificial para que as rotinas sejam facilitadas, assim como a multiplicação das notícias falsas nas redes sociais.

Também diretor de Inovação na Paim Comunicação, o professor Kim apostou na orientação de como usufruir melhor do que é oferecido no festival. "Neste ano, participei muito mais do SXSW do que as vezes anteriores, de tanto que ouvi falar e pesquisei a respeito." Na ocasião, mostrou ao público sua metodologia de visitante, como as anotações em cadernos, a matriz de prioridades e o uso de aplicativos gratuitos. "Após sairmos desse tipo de evento, precisamos criar a 'lista do correr atrás', aprendendo a enfrentar o fato de que não temos como saber tudo."

Martini, por seu turno, abordou os eventos, as apresentações e as interações vivenciadas em Austin, além de ressaltar as chances de negócios e contatos. Ainda, observou que é natural estar próximo de pessoas influentes de áreas distintas do mundo inteiro. "Nunca imaginei chegar perto de Barack Obama, mas ele esteve lá, falando com as pessoas", exemplificou. Outro destaque do empreendedor foi o número de pessoas que compuseram a delegação brasileira, somando 1.104 inscritos.

Comentários