Tecnopuc inaugura primeira etapa do Centro Tecnológico Audiovisual

Lançamento do Tecna está marcado para 27 de abril, em Viamão


O Parque Científico e Tecnológico da PUC (Tecnopuc), em Viamão, irá inaugurar a primeira etapa do Centro Tecnológico Audiovisual do Rio Grande do Sul (Tecna), que chega para ser referência na indústria criativa com evidência nas áreas de Audiovisual e Tecnologia. O lançamento, que está marcado para 27 de abril, contará com a presença de autoridades, colaboradores da instituição de ensino e demais convidados.
A fase atual do projeto abriga a produção e a pós-produção de conteúdos digitais criativos, cluster empresarial, centro de formação permanente e laboratórios de pesquisa. A infraestrutura será usufruída pelos estudantes da Famecos durante as atividades de aulas, pelos profissionais do mercado, além de alunos, professores e pesquisadores de outras universidades do Estado.
Atualmente, o Tecna possui um estúdio de cinema e TV, com paredes e piso com isolamento acústico, ar condicionado, grids modulares ajustáveis, sistema de elétrica cênica, área disponível para instalação de switch de vídeo e de áudio acopladas. Também é composto por setores de apoio com camarins, banheiros, figurino, e áreas de arte e de base de produção.
Prevista para o final deste ano, a segunda fase de implantação do Tecna terá um laboratório de animação e efeitos visuais, renderfarm para renderização de imagens e servidor de arquivos com back-up, estúdios de motion capture e de mixagem de som. Já para a terceira e última etapa, em 2018, está planejada a entrega de um estúdio de cinema e TV e áreas de apoio dedicadas à construção de cenários, desenvolvimento de figurinos, e de espaços para produção e alocação de acervo.
Coordenado pela professora do curso de Cinema da PUC Aleteia Selonk, o Tecna é um centro de referência para a indústria criativa, baseado na integração entre universidade, empresas e governo. Os pilares da instituição são atividades de fomento ao setor, atendimento ao mercado, pesquisa e formação. A iniciativa tem como parceiros a PUC, a Fundacine e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Leia mais:
Empresários conhecem futuras instalações do Tecna

Comentários