Ufpel celebra 50 anos de história em 2019

Atividades marcam aniversário da Universidade Federal de Pelotas

Logo dos 50 anos da Ufpel - Reprodução

Em 2019, a Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) celebra 50 anos de história, e, para comemorar, diversas atividades marcam a data. Em junho, por exemplo, a instituição de ensino foi homenageada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, cuja proposta foi do deputado Luiz Henrique Viana (PSDB), advogado formado pelo curso de Direito da universidade. Outra iniciativa é uma rústica que ocorrerá em 18 de agosto na cidade.  

No final do ano passado, foi divulgada a identidade visual que festeja o cinquentenário da instituição de ensino. A marca, que remete ao infinito, ligada à ideia de prosperidade, venceu a consulta para escolha do logo realizada com a comunidade acadêmica e com público externo pela internet. A imagem foi elaborada pelo Estúdio Suldesign, projeto de extensão do Centro de Artes da Universidade.

O texto que acompanha a proposta vencedora informa: "A UFPel completa 50 anos e está mais jovem do que nunca. Do Alfa ao Ômega: cada ciclo que se encerra é também um novo início. Para além do Jubileu de Ouro, esta marca celebra a prosperidade e o futuro da Universidade - ad infinitum. Vida longa à UFPel!". Desde sua eleição, a marca é usada em todos os eventos e materiais ligados às comemorações do aniversário.

A unidade mais antiga da universidade é a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, criada em 1883. Com mais de 18 mil estudantes, a Ufpel é referência nas áreas da Saúde e das Ciências Agrárias. São 92 cursos de graduação, cinco de graduação a distância, 27 especializações, 44 mestrados e 27 doutorados.

Comments