Último dia de estágio de correspondente é marcado por atividades práticas

Estudantes de Jornalismo passaram por simulações em São Leopoldo

Estudantes participam de treinamento prático - Divulgação/Coletiva.net

O último dia do Estágio Correspondente de Assuntos Militares (Ecam) ocorreu nesta quinta-feira, 26, em São Leopoldo. Os estudantes, que, desde terça-feira, 24, assistiram a palestras sobre Jornalismo em área de combate, encerraram o ciclo com simulação de um Grupo de Combate em situação de alto risco, e progressão ponto a ponto - atividade que consiste em se localizar a partir de medição de azimute. A formação é uma realização do Comando Militar do Sul (CMS).

O grupo se deslocou até o 19º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMtz), na cidade do Vale do Sinos, onde foram recepcionados pelo comandante do BIMtz, coronel Luiz Fabiano Mafra Negreiros, que contou a história do batalhão. Em seguida, os participantes receberam instruções para as atividades práticas. Divididos em nove grupos de quatro pessoas, os estudantes se equiparam de capacete e colete à prova de balas e ingressaram na pista que narrava a história de apreensão de um traficante em uma comunidade. Na atividade, puderam carregar celulares e câmeras para entrevistarem os soldados que simulavam os moradores do local.  Após, os participantes foram levados ao Campo de Instrução Leão da Serra, na mesma cidade.

Desta vez, os estudantes tiveram que preparar o próprio almoço com instruções dos soldados: ração militar. O kit era composto por picadinho e arroz, farinha de mandioca e repositor de energia. O conjunto - que os militares estão acostumados a comer quando estão em treinamento -, além dos alimentos, vinha com ferramentas necessárias para preparo, como fogareiro, álcool gel, fósforos, talheres plásticos, guardanapos, além de cápsulas que permitem transformar qualquer água própria para consumo. Havia, ainda, bananada e balas de goma.

A última atividade do curso aconteceu depois da refeição, quando os alunos foram instruídos de como se localizar a partir de uma bússola. Como prática, novamente divididos em grupos, participaram de progressão ponto a ponto. Ao final, todos foram encaminhados para o encerramento e entrega de certificados.

Em conversa com o Coletiva.net, a tenente-coronel Mônica Maciel, responsável pela comunicação da organização do encontro junto com a tenente Luciane Ramos, concluiu que o curso foi satisfatório e adiantou que há planos para a próxima edição. "Queremos equilibrar melhor as palestras e as instruções práticas para que a participação dos jornalistas palestrantes seja mais dinâmica", afirmou, ao declarar: "Esperamos também realizar uma atividade à noite".

Sobre as expectativas do curso, as estudantes do segundo semestre de Jornalismo da Uniriter Brenda Jacques e Eduarda dos Santos Ferreira disseram que foram superadas. "Achei genial. Proporcionarem isso para estudantes é uma oportunidade única", afirmou Eduarda. Brenda, que diz se interessar pelo tema do curso, contou que se vê trabalhando na área: "Todas as minhas dúvidas consegui sanar. Tive uma noção de como é e pretendo me aperfeiçoar".

O Ecam tem edição anual e costuma acontecer no período das férias de julho dos estudantes. Outras informações podem ser conferidas no site http://www.cms.eb.mil.br/index.php/home-2/comando-cms.

Leia mais:

Simulação de conflito encerra segundo dia de curso para jornalistas

Humberto Trezzi, Roberta Salinet e Vanessa Pires palestram em curso de correspondente

História da cobertura de guerra é pauta no primeiro dia do curso de correspondente

Comentários