Unisinos sedia oficina da Agência Lupa para checagem de notícias falsas

Workshop será realizado, em setembro, nas unidades de Porto Alegre e São Leopoldo


Os campi de Porto Alegre e São Leopoldo da Unisinos sediarão oficina de checagem de notícias falsas na internet, promovido pela Agência Lupa, especializada na verificação de conteúdos expostos nas redes sociais, do Rio de Janeiro. No Vale do Sinos, o curso será em 1º de setembro, das 13h30 às 18h30, enquanto na Capital será no dia seguinte, na Macro Office, das 9h15 às 16h30. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo site da Sympla.
Destinado aos interessados na temática, sem especificação de formação, idade ou área de atuação, o treinamento buscará ensinar os oito passos da metodologia de trabalho da agência. Além disso, os participantes aprenderão o que pode ou não ser averiguado e acompanharão os bastidores de alguns trabalhos da Lupa. A proposta da oficina é aprofundar a técnica "fact-checking", utilizada para identificação e correção de dados imprecisos.
Desde novembro de 2015, a equipe da Lupa acompanha, diariamente, o noticiário nacional, a fim de verificar informações e corrigi-las em caso de equívocos. Fundada no Rio de Janeiro, a agência produziu checagens em formatos de texto, áudio e vídeo, tendo seu trabalho vendido a outros veículos de comunicação. Atualmente, ela é uma startup em formato de incubadora no site da revista Piauí.

Comentários