Univates comemora cinco décadas com site especial

Instituição de ensino prepara uma série de atividades para o ano

Curso de Letras foi o primeiro autorizado em Lajeado - Lucas George Wendt

Em 17 de janeiro de 1969, foi assinada a portaria para o funcionamento do curso de Letras da Univates, em Lajeado, dando início às atividades do ensino superior no Vale do Taquari. Para celebrar essas cinco décadas de história, a universidade prepara diversas ações baseadas em quatro pilares que representam a sua atuação: educação, desenvolvimento regional, inovação e comunidade. Ainda, lança nesta quinta-feira, 17, um site especial, www.univates.br/50anos, no qual serão publicados conteúdos alusivos à história da instituição, depoimentos e atividades comemorativas.

Para o reitor da instituição de ensino, a Univates tem um significado importante para o desenvolvimento da educação na região. "O Vale, na mesma medida, é importante para o desenvolvimento da Univates. Uma instituição que ultrapassa gerações não o faz com sucesso se não construir uma rede mútua de apoio, cooperação e crescimento. O que temos hoje é fruto de uma profícua interação entre uma organização regional e seu meio", avalia.

Marisa Martins Hädrich, presidente da Faculdade de Ciências Econômicas do Alto Taquari (Faceat) na gestão 1985 e da Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (Fates) na gestão 1990, destaca o pilar agregador, presente desde o surgimento da Univates. "Alicerçou e alicerça o fazer educacional universitário com a cultura do Vale do Taquari, sempre respeitando pluralidades, divergências, diferenças conceituais e ideológicas. Duas palavras, união e paixão, por 50 anos, vêm amalgamando a edificação simbólica da Univates como referencial de uma região", declara.

Para a estudante do curso de Ciências Contábeis Elisa Santin de Oliveira, a Univates foi o lugar onde ela cresceu e, também, onde aperfeiçoou seus conhecimentos. "Sou muito grata à instituição por tudo o que ela me proporcionou. Hoje, quem se refere ao Vale do Taquari lembra a Univates, por ser referência em ensino, tecnologia e saúde. Para o Vale, é muito mais do que universidade, sendo também seu coração", afirma.

Comentários