Hipocrisia e politicagem

Por José Nunes, para Coletiva.net

Numa "Democracia em Vertigem", a hipocrisia e a politicagem caminham de mãos dadas. Essa reflexão se faz necessária, até porque são inúmeros casos que devem ser analisados e revistos, porém não quero, aqui, elencar um ou outro, mas, sim, tentar mostrar como os hipócritas e politiqueiros usam de forma vil suas manadas. A tecnologia fez crescer essa onda que é visível em especial nas redes sociais, onde se cria um herói por dia, muitos deles, se vão como o vento.

Para os hipócritas, mais vale desqualificar que construir. Dessa forma, se dizem representar causas ou grupos sociais nunca antes vistos. Nesse ponto, convido a todos a fazer uma breve revisão em alguns posts, seus ou de amigos, ali se revelam os politiqueiros de plantão. Muitos vão além de posts em redes sociais, se valem de espaços que deveriam ser usados para esclarecer a sociedade, mas preferem seguir o status quo.

A opinião deve ser um elemento da verdade e não carregada por interesses pessoais. Cabe ao emissor fazer essa leitura, ou, do contrário, vamos em breve nos tornar dispensáveis. Num mundo onde a convicção é mais valia, em contraponto aos fatos reais, não tenho dúvidas que os vencedores são os hipócritas e politiqueiros.

Cabe a nós mudarmos isso, ou então pagaremos um preço alto logo ali na frente. Não sejamos manadas, mas, sim, seres pensantes, questionadores e, acima de tudo, honestos.

José Nunes é jornalista e diretor Internacional da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Comments