Sim, há um legado

Por José Antonio Vieira da Cunha, para Coletiva.net

Se há algum legado incontestável de Coletiva.net à história dos meios de comunicação no Rio Grande do Sul, este contém três princípios: profissionalismo, responsabilidade e respeito. São 20 anos de Jornalismo, dos quais 18 vivenciei, período em que em nenhum momento o portal teve de se desmentir ou pedir desculpas por ter errado ou ultrapassado a fronteira do respeito a personagens e fontes. Claro que não passou incólume por descontentamentos e desconfortos de uns e outros, ao verem noticiados aqui fatos que gostariam de ver suprimidos do conhecimento público, a la Dias Toffoli e Alexandre de Moraes. São situações inevitáveis na medida em que, na esteira do melhor Jornalismo, se busca incessantemente a luz da verdade.

Incontáveis vezes, nestas duas décadas, Coletiva.net foi provocado a revelar o 'segredo' de seu sucesso - afinal, cedo conquistou a admiração dos leitores e pôde se orgulhar de ser considerado o melhor meio de informação sobre o mercado da comunicação gaúcho. Pela milésima vez, esclareça-se: não há segredo, a não ser o fato de ter seguido sempre e cegamente seus três princípios imutáveis. Graças a isso trouxe para casa praticamente todas as premiações importantes que um veículo de comunicação pode almejar no Rio Grande do Sul - do Prêmio ARI de Jornalismo ao reconhecimento da Associação Riograndense de Propaganda, passando por empresa revelação pela ADVB e veículo do ano pelo Prêmio Colunistas.

Ao fim e ao cabo, como fundador ao lado dos jornalistas José Luiz Fuscaldo e Luiz Fernando Moraes, fica a certeza do dever cumprido. E a convicção de que jornalistas de hoje e de amanhã continuarão tendo no Coletiva.net uma referência de Jornalismo de primeira grandeza, farol cujo clarão seguirá orientando o mercado ao identificar o que é relevante e o que merece ser descartado.

Gostaria de nominar aqui todos os talentos que passaram pela redação do Coletiva.net. Mas a memória trai, o que leva a inevitáveis injustiças. Sei, porém, que cada um deles repete a quem quiser ouvir que foi um dos períodos mais marcantes de suas histórias e que daqui levam lições valiosas. Disso fica um sentimento de orgulho, para o qual não tem preço.

E a história segue, com Coletiva.net sendo desafiado a todo momento - mas com responsabilidades redobradas, especialmente em tempos em que muitos pretensos sábios desejariam que florescesse a ignorância da escuridão.

José Antonio Vieira da Cunha é jornalista e um dos fundadores de Coletiva.net.

Comentários