Viste o que saiu no Coletiva? 20 anos contando a história da comunicação gaúcha

Por Sílvia Lago, para Coletiva.net

É impossível escrever sobre o Coletiva.net sem pensar em relacionamento, aprendizado e credibilidade. São atributos do portal de notícias que considero inquestionáveis. Tanto para aqueles que buscam diariamente informações sobre o mercado da comunicação como para aqueles que participaram de alguma forma na sua construção.

Trabalhei no Coletiva quase como uma 'colaboradora volante'. Redigi perfis, atuei como repórter e como editora. Na Revista Tendências, também tive o privilégio de definir pautas, editar, entrevistar e escrever - um universo que me trouxe muito conhecimento e realização. Era (e ainda deve ser) uma festa ter em mãos um exemplar da Tendências recém-chegado da gráfica, com aquele cheirinho de papel e tinta que lembrava o dos livros, no meu tempo, do primeiro grau.

Também participei da organização dos 10 anos do portal. Foi uma festa linda, com homenagens, premiações. Muitas pessoas queridas circulando, contentes por aquele momento. E ainda fizemos a primeira transmissão em tempo real, via internet. O que, naquela época, exigia uma estrutura mais complexa do que um smartphone na mão. Tudo foi um aprendizado, com certeza.

Essas experiências me permitiram conhecer profissionais que hoje considero mais que amigos. Começo com Vieira da Cunha e José Luiz Fuscaldo. Dois mestres. Cada um com seu jeito particular de ensinar, sugerir, elogiar. Era uma estrutura enxuta, mas com pessoas que tinham um brilho próprio. Uma equipe unida, comprometida. Hoje, tenho orgulho de ver que estão firmes no mercado e fazendo a diferença com talento e competência.

Acredito que são essas relações positivas e propositivas que fizeram o Coletiva o mais importante canal de informação relacionado à comunicação no Rio Grande do Sul. Desde a sua fundação, em 1999, quando o Vieira, o Fuscaldo e o Luiz Fernando Moraes enviavam o Guia da Imprensa e da Propaganda por fax aos profissionais da área, o portal tem ganhado cada vez mais reconhecimento e credibilidade.

Hoje, já são 20 anos! São novos profissionais, novos produtos, novos tempos. Mas o Coletiva segue o mesmo na sua essência. A seriedade, a responsabilidade, a inquietude, o comprometimento. Tudo pode 'ser lido' nas entrelinhas das matérias publicadas no portal e na revista, nas coberturas dos eventos.

Da função de volante assumi o papel de leitora fixa. "Viste que saiu no Coletiva?" Muitas conversas começam assim. É um espaço privilegiado com o qual vamos contar muitos e muitos anos.

Silvia Lago é jornalista.

Comentários