2005: Ano Cultural Brasil-França

Por João Firme* Para promover a Edição Paris do Festival Mundial de Publicidade de Gramado, programado para o dia 27 de setembro próximo, na …

Por João Firme*
Para promover a Edição Paris do Festival Mundial de Publicidade de Gramado, programado para o dia 27 de setembro próximo, na sede da Embaixada do Brasil, visitamos 11 países, sendo oito da América Latina e três na Europa. Durante uma entrevista coletiva na embaixada brasileira em Madri, fomos inquiridos sobre as razões da escolha da capital francesa para a realização deste ousado empreendimento, com inscrição de peças publicitárias pela Internet e jurados votando on-line. Respondemos que:
A ALAP - Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade, como promotora do Festival Mundial de Publicidade de Gramado, está atendendo convite da AACC - Associação de Agências e Conselho de Comunicação da França. E o evento tem por objetivo divulgar o Ano Cultural Brasil-França 2005 e motivar as agências de publicidade européias a participarem - com profissionais e com inscrições de peças e campanhas - do 15.º Festival Mundial de Publicidade de Gramado, programado para 1.º a 3 de junho de 2005, no Centro de Convenções da Expogramado.
Transmitimos mais informações sobre a solenidade de entrega de prêmios às melhores peças e campanhas de publicidade, e também quanto à exposição de premiados da mídia impressa e Fome Zero. Sobre o ato da premiação, afirmamos que a publicidade será a estrela e os anúncios, os astros. Enfatizamos que a exposição conterá anúncios premiados e publicados em jornais e revistas brasileiras entre 2003 e 2004, e durará uma semana na nossa embaixada em Paris (27 de setembro a 1.º de outubro de 2004). Salientamos também que a ALAP realizou uma pesquisa ouvindo seus representantes e dirigentes de Associações de Publicidade da América Latina para saber quais os veículos de comunicação, personalidades e organizações da Europa mais conhecidos pelos publicitários latino-americanos e o resultado é o seguinte: França: Personalidade Política, Jacques Chirac; Jornal, Le Monde e Le Figaro; Revista, Estrategie; Rádio, France; Educação, Universidade Phanteon-Sorbonne; Associação de Agências, AACC - Associação de Agências e Conselho de Comunicação; Cia. Aérea, Air France; Personalidades de Cinema, Catherine Deneuve e Brigitte Bardot. Inglaterra: Jornal, The Times e Rádio BBC; Espanha: Jornal, El País; Itália: Jornal, Corriere della Sera e Televisão, RAI; Portugal: Jornal, Diário de Notícias; Alemanha: Jornal, Frankfurter Allgemeine Zeitung.
Enfatizamos que ampliamos a pesquisa com a colaboração de Jacques Bille, vice-presidente da IAA - International Advertising Association da França, para premiar, hors concours, a companhia aérea internacional mais conhecida pelos publicitários da América Latina e da Europa: deu VARIG na cabeça. E a televisão, internacional na América e na Europa: a Globo é a primeira. Todos os mencionados estão sendo convidados para receberem o troféu Comunicação Galo de Gramado do Século da América Latina no dia 27 de setembro, às 17 horas, na Embaixada do Brasil.
Também elegemos os veículos de comunicação mais conhecidos da América Latina e que receberão seus troféus na Expogramado, no dia 1º de junho de 2005, no 15º Festival Mundial de Publicidade de Gramado: Uruguai: Jornal El País; Argentina: Jornal Clarín e La Nación; Chile: Jornal El Mercúrio; Peru: Jornal El Comércio; Colômbia: Jornal El Tiempo; Venezuela: Jornal El Universal; México: Jornal El Universal ; Equador: Jornal El Comércio; Panamá: Jornal Estrela del Panamá; Costa Rica: Jornal La Nación; Guatemala: Jornal Prensa Libre; República Dominicana: Jornal Listin Diário, El Salvador: Jornal La Prensa; Bolívia: Jornal El Diário; e Paraguai: Jornal ABC Color.
No fundo, no fundo, esta iniciativa da ALAP garantirá a presença, no evento parisiense, da mídia da comunidade européia, principalmente dos veículos mais lembrados, resultando na mais ampla divulgação do Estado gaúcho e do 15.º Festival Mundial de Publicidade de Gramado de 2005.
Uma idéia boa não precisa explicação, ela vai longe e o mundo todo conhece.
* João Firme é presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do RS.
[email protected]

Comentários