A Propaganda e a Publicidade de Gramado

João Firme

Desde junho de 1985, quando Roberto Marinho, patrono do Festival Mundial de Publicidade de Gramado, determinou que a Rede Globo de Televisão veiculasse em rede nacional o comercial, no Jornal O Globo, o anúncio e as Rádios Globo do RJ e SP, o spot, criados pelo presidente do evento Ernani Behs, diretor da Ogilvy & Mather de Porto Alegre e presidente da Abap/RS, aconteceu uma virada extraordinária na propaganda de Gramado.
Ouvimos do fundador da Globo que as entidades de propaganda têm o dever de promover eventos voltados para o conhecimento e inovação para que os empresários invistam nos meios de comunicação para desenvolverem seus negócios, proporcionando com isso o fortalecimento da nossa atividade, a liberdade de escolha, expressão e de imprensa.
Em setembro de 2007, o cachoeirense Willy Haas Filho, diretor de Negócios da Rede Globo, trouxe e entregou para o Airton Rocha, presidente do Festival de Gramado do ano, uma fatura de veiculações de comerciais, cortesias à Alap de R$3,5 mil.
A publicidade é a matéria divulgada pelos meios de comunicação e Gramado tem seu Festival do Cinema que premia artistas e cineastas com o Kikito e promove a arte cinematográfica.
No Festival Mundial de Publicidade de Gramado de 1999, que teve como tema Liberdade Sem Fronteiras, o Ministro Sergio Amaral que organizou a distribuição de verbas públicas dos Ministérios, da Autarquias e Sociedades de Economia Mista, retirando a agência do governo EBN detentora da mídia, veio  representando o presidente Fernando Henrique Cardoso e como porta-voz do governo encerrou o evento com uma palestra excelente afirmando que tinha procedimento o pleito da Alap que estava no Ministério da Economia para isentar a propaganda de produtos brasileiros e do turismo no exterior, da taxa de 15%, que a Cacex cobrava para o envio de dólares para pagamento de faturas de veiculações. Foi aplaudido de pé e no seu regresso fez um projeto de lei, encaminhando ao Senado, que em agosto do mesmo ano, promulgou uma lei dando fim a esta vexatória taxa.
O hábil, simples, humilde e autêntico, Sergio Amaral foi promovido para embaixador do Brasil na França e aceitou a proposta da Alap para realizar a primeira Edição Extra nos anos pares no dia 23 de setembro de 2004, na embaixada do Brasil em Paris com a parceria da Associação de Agências de Comunicação e Comunicadores (AACC), sem custos para a embaixada e com os palestrantes voluntários, ente eles, o governador Germano Rigotto, o Mauro Salles que foi Ministro das Comunicações  compareceu como patrono da Edição Extra juntamente com Marcelo Serpa, presidente do júri de premiação de peças publicitárias profissionais e o Gilberto Leifert, presidente do Conar, foi homenageado pela AACC, reconhecendo a entidade como a melhor Auto-Regulamentação no mundo e a TV Globo internacional como a mais conhecida da América Latina na Europa.
Para Paris, foram inúmeros publicitários e jornalistas da Editora Referência de SP, Press Advertisign do Rio Grande do Sul e a Caras fez uma festa em sua casa à noite do dia 22, enquanto que o embaixador Amaral, promoveu no dia 23 em, sua residência, um almoço com a presença do Governador Germano Rigotto, ministro da Cultura, Gilberto Gil, Gilberto Leifert, Mauro Salles, Jayme Sirotsky, então presidente da Associação Mundial de Jornais-WAN, com sede na capital francesa, e que estava apoiando a iniciativa da Alap publicando na Revista da WAN, em julho de 2004, um anúncio de página da Edição Extra, Luiz Coronel, presidente da Alap, Marcelo Serpa e o presidente da Edição Extra do Festival de Gramado, Reinaldo Lopes, da Escala Comunicação.
E, para surpresa de todos, compareceu o Padre Eloi, pároco de Gramado, às 10h, na embaixada, com mais dois acompanhantes para nos comunicar que havia aceitado o nosso desafio para celebrar uma Missa de Ação de Graças aos profissionais de Propaganda brasileiros na Catedral de Notre Dame no altar mor, às 12h do dia 23 de julho. E deixamos de ir ao almoço na residência do embaixador para participar, com a esposa do governador Rigotto e o Alexandre Pradier, diretor de Comunicação do governo do Estado. A igreja estava lotada com, mais ou menos, três mil pessoas, e nos emocionamos com a leitura do Evangelho em português pelo padre gramadense.
O embaixador Sergio Amaral, inaugurou a Edição Extra, às 15h, tecendo elogios à ALAP pela realização do Festival de Gramado, nos anos impares, desde 1975. Para alegria nossa o competente Sergio Amaral hoje é o nosso Embaixador em Washington, o maior país do planeta e temos convicção que nossas relações vão melhorar para empreendedores, exportadores e importadores. E por isso parabenizamos o Ministro José Serra que está à frente do Ministério de Relações Exteriores e o próprio Sergio Amaral que é nosso amigo.
O governador fez um belo pronunciamento, o Mauro Salles, um monumento da propaganda brasileira, foi muito aplaudido e o Marcelo Serpa apresentou com o cineasta gaúcho, Cicero Aragon, os premiados internacionais de agências do Brasil, Argentina, Espanha, México, Japão e França.
O Galo de Ouro de Gramado recebido por um representante da agência que tinha a conta do Clarín que foi especialmente a Paris, foi estampado na primeira página do grande jornal argentino como o maior prêmio da propaganda na América Latina comprometendo a Alap dar continuidade das Edições Extras em 2006, Buenos Aires; 2008, na Cidade do México, Florença/Itália, e em Tóquio/Japão; 2010 na Semana da Propaganda de Nova York/USA; 2012, Bogotá/Colômbia; 2014,Montevidéu/Uruguai; e 2016 no Panamá.
E agora chegamos ao 21º Festival de Gramado nos dias 7 a 9 de junho, presidido por Sergio Gordilho, copresidente e CCC da agência Africa do Grupo ABC administrado por Nizan Guanaes, outro peso-pesado da propaganda.
Criados por Sergio Gordilho, estão sendo veiculados os anúncios de jornais, revistas, spots em rádios e em fevereiro entrará o comercial de TV em rede nacional.
E Gramado é hoje o maior ponto turístico de visitação do interior do Brasil, conforme pesquisa da Revista Viajem, graças a Propaganda e a Publicidade.
João Firme é publicitário e jornalista e secretário geral da Associação Latino-Americana de Publicidade (Alap)

Comentários