O começo de tudo

Por João Firme

O Grupo RBS começou pela rádio Gaúcha no edifício União, em Porto Alegre, onde trabalhei com o Mauricio Sirotsky Sobrinho. Ele me ensinou a arte amável de vender propaganda e de empreendedor, fundando três agências de propaganda.
Em 1965, quando fui empossado presidente do primeiro Sindicato de Agências de Propaganda no país, conforme a Lei 4.680/65 assinada pelo então Ministro do Trabalho Valter Peracchi de Barcelos, ex-governador do Rio Grande do Sul, publiquei um artigo afirmando que a propaganda no RS era a mais tímida de todos os estados e nem sequer aparecia no ranking, pois o governador Amaral de Souza, nomeado interventor pelo então presidente Castello Branco, não licitava as agências para a distribuição das verbas publicitárias das Secretarias, Autarquias e Sociedades de Economia Mista. Fazia por intermédio de jornalistas que lhe davam cobertura na imprensa.
O Mauricio solidarizou-se comigo, e o ato repercutiu no Palácio Piratini e na Assembleia Legislativa. Eu e o Mauricio fomos convidados pelo governador Amaralzinho para organizar a propaganda governamental através das agências.
E o Mauricio mais uma vez foi o ás da propaganda, entregando um projeto para o governador Amaral de Souza, que o aprovou sem alterações, nascendo então as pré-qualificações e as licitações.
João Firme é publicitário, secretário executivo da Alap (Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade).

Comentários