O rádio na minha vida

Por João Firme

Aos 14 anos viajava com o pároco de Santa Rosa aos domingos como coroinha para ajudá-lo na celebração de missas no interior e convidava o público pelo Auto Falante para entrar na Igreja.
Aos 18, consegui emprego na Rádio Santa Rosa como locutor e estudava à noite ouvindo música clássica de órgão na Rádio Belgrano, de Buenos Aires, e, depois, peregrinei por sete emissoras. Chegando a Porto Alegre, trabalhei como repórter na Itaí e, convidado pelo Mauricio Sirostsky Sobrinho, passei para a Rádio Gaúcha, onde aprendi a vender comerciais, fazendo um programa aos sábados com Elis Regina.
Nas agências que fundei, Minuano, Arauto, Farol e Sinapro-RS, que presidi por 31 anos, tinha música ambiental para todos.
Em 1965, nossa turma de publicidade da Famecos/PUC idealizou uma Exposição dos Financiados da Aliança para o Progresso, fui escolhido como presidente e designado para ir a Washington e Nova York convidar Jacqueline Kennedy para vir inaugurar a Efap no dia 13 de dezembro. Na capital norte-americana, tinha um colega de Cachoeira do Sul que era diretor da Voz da América na área brasileira e me proporcionou um estágio de uma semana na emissora que transmitia em onda tropical e curtas em 37 idiomas para divulgar a maior nação do planeta.
Como trabalho de conclusão do curso, entrevistei, por cinco minutos, o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) e trouxe a gravação para apresentar aos meus colegas, ao governador Meneghetti e à Rádio Guaíba, que transmitiu, na íntegra, o meu trabalho de repórter.
Como meu maior feito, a tese "O Direito à Publicidade sem Censura" em nome da Abap e do Sinapro-RS, aprovada pelo  3º Congresso Brasileiro de Propaganda realizado em 17/4/78. Em setembro, o Ministério da Justiça do governo Figueiredo extinguiu a Censura Prévia no Rádio e na TV que durou sete anos na revolução.
No Festival de Gramado de 2017, presidido por Sergio Gordilho, foi atendido nosso pedido para termos um painel sobre o Rádio nas Plataformas de Mídia na Internet e vamos fundar a Associação Latino-Americana de Diretores Comerciais de Rádios.
E continuo ouvindo Rádio, no automóvel, em casa e na Alap quando escrevo e passo e-mails, me sentindo extremamente feliz.
João Firme é publicitário e jornalista e secretário geral da Associação Latino-Americana de Publicidade (Alap).

Comentários