Influenciador Digital: o negócio do momento

Por Andressa Griffante e Thata Saeter

Ser referência para milhares de pessoas e ainda faturar para falar sobre os assuntos que mais gosta é desejo para muitos. Só que, além de vontade, conquistar esse reconhecimento exige esforço, dedicação e espírito empreendedor
O termo "influenciador digital" está em alta. Não à toa, afinal, através das redes sociais os influenciadores digitais se comunicam com um público significativo e o impacto de suas mensagens chega a ser comparado ao espaço publicitário de comunicação da grande mídia. Isso porque a forma como as pessoas consomem notícia mudou e a maneira como se relacionam com ela também.
Com as redes sociais, os canais de mídia deixaram de ser exclusividade dos veículos de mídia e passaram a ser uma realidade próxima para quem deseja compartilhar conteúdo. Seja através de vídeos no youtube, lives no Facebook e no Instagram ou no aplicativo do momento, criar conteúdo para as mídias digitais deixou de ser diversão unicamente e se tornou profissão.
Nos dias de hoje é possível construir uma audiência e influenciar um grande número de pessoas sem ter passado por uma telenovela ou ser artista revelação do ano.  O que amplia muito as possibilidades. No entanto, o status e glamour que a nova profissão representa não condizem muitas vezes com a realidade da grande maioria. Consolidar-se como uma referência e garantir parcerias com as principais marcas do país requer mais do que sorte e vontade, que são elementos sempre importantes, mas sem dúvidas, não bastam por si só.
Muitas crianças, jovens e adultos sonham ser um influencer reconhecido e ter os holofotes ao iniciar um canal. O que não é tão simples como se pode idealizar. O problema é que na maioria das vezes, vemos em destaque apenas os criadores de conteúdo de repercussão nacional e que conquistaram fama e sucesso. Muitos, inclusive, já ultrapassaram a barreira da influência digital e são hoje celebridades, embaixadores das grandes marcas e possuem um poder enorme de audiência.
O que muita gente não vê é o que não dá certo e que todo este reconhecimento não chega por acaso, é conquistado com investimento de tempo, energia e dinheiro. Em uma matéria recentemente veiculada na televisão, o programa fez um belo trabalho colocando no ar as diversas faces dessa realidade. Ao mostrar uma blogueira que desistiu da carreira (porque sim, é uma carreira), outra que está investindo pesado neste novo negócio e também aquela que já alcançou seu primeiro 1 milhão de reais, mas trabalhando 24 por 7, e é claro, sempre conectada.
Atuar no ambiente digital pode ser divertido, mas dificilmente se resumirá em diversão. Afinal, se trata de um trabalho que exige disciplina, dedicação, investimento, como qualquer outra carreira. A influência digital faz parte dos novos negócios que surgem com a conectividade cada vez maior da sociedade e se trata também de estar disposto a empreender.
Diversas redes, eventos e agências, nacionais ou regionais, hoje trabalham para que este ecossistema de negócios digitais cresça de forma saudável, através de capacitação ou consultoria a quem deseja construir um trabalho com credibilidade e se aprimorar neste ramo. A plataforma YouPIX é uma das precursoras a orientar e profissionalizar este novo mercado, bem como difundir conteúdo sobre o assunto. Outro case nesta área é a agência FHits, considerada uma das primeiras redes de influenciadoras de Lifestyle do país.
No Rio Grande do Sul, a agência RSbloggers em parceria com a empresa Jornalística Media Relations está desenvolvendo um trabalho completo e diferenciado para quem busca se comunicar com os veículos de comunicação e criar um canal profissional. O influenciador que contrata este serviço conta com a expertise da RSbloggers e Jornalística em ações como estratégias para posicionamento no mercado nacional, consultoria digital, curadoria de conteúdo, coaching para entrevistas, além de relacionamento com a imprensa do país, negociações comerciais e aquisição de parceiros. Uma alternativa para quem quer seguir esta carreira com suporte profissional.
Andressa Griffante ([email protected]) é jornalista responsável pela plataforma RSbloggers e Thata Saeter ([email protected]) está à frente da Jornalística Media Relations

Comentários