Por que o monitoramento de notícias é tão importante na era da assessoria de imprensa 3.0?

Por Rafael Marques

O mundo digital cada vez mais evolui para englobar o máximo que conseguir do mercado, agilizando cada processo que é possível ser agilizado com o advento da internet, surgindo novas formas de se lidar com seus clientes, com o mercado, divulgação, propagandas, publicidades, e diversos outros assuntos.
Com o surgimento de todos esses pontos em um período de tempo tão curto, é comum que muitas empresas começam a ficar perdidas com o excesso de informações e conteúdo sendo produzido e publicado em escala diária.
É também comum empresas não se acostumarem com certos pontos novos, como o monitoramento de notícias, que antes era feito de uma forma nada prática, os efeitos eram muito mais dispersos, e era praticamente impossível monitorar todos os aspectos, como o efeito da notícia diretamente no público alvo da notícia.
Isso mudou muito o trabalho de diversas empresas que lidam diretamente com públicos. As assessorias de imprensa se mantiveram bem conectadas com todas as mudanças da era digital das últimas décadas, e o advento da internet permitiu que elas se adaptassem de uma forma muito mais prática para todas as mudanças que ocorreram com a entrada da era digital.
Um belo exemplo das mudanças logo no começo da era digital foi o envio de um Press release diretamente por e-mail, que permite que o trabalho entre produção e publicação seja reduzido drasticamente, além de permitir um contato muito mais ágil entre a redação e qualquer outro indivíduo dentro da escala do processo de publicação.
A evolução recorrente e contínua das assessorias de imprensa
A assessoria de imprensa certamente foi uma das empresas que mais sofreu mudanças com o passar dos anos adentrando a gigantesca era da informação digital e da globalização contínua da informação.
A popularização afetou muito as assessorias de imprensa, tanto que muitas assessorias de imprensa consideram essa popularização quase como um marco histórico que basicamente define o contínuo conhecimento e automatização dos processos dentro de uma assessoria de imprensa, e o que elas conseguem fazer e auxiliar empresas dentro desse novo mercado.
A popularização desse meio desenvolvido e de novas medidas para se lidar e agir diretamente com o trabalho de Press releases, monitoramento de notícias e afins criou o termo assessoria de imprensa 3.0, que para muitos simbolizam a contínua evolução que a assessoria de imprensa sofre juntamente a evolução da era digital.
Muitas empresas ficaram extremamente perdidas na chamada era da assessoria de imprensa 3.0, porém o ideal é tentar se atualizar o mais rápido possível para se ter os maiores benefícios antes de sua concorrência. A assessoria de imprensa 3.0 permite que sua empresa consiga buscar com maior efetividade o destaque dentro do seu mercado.
O clipping da era da assessoria de imprensa 3.0
Uma técnica que já foi utilizada por diversas empresas, e se desenvolveu bastante com a era digital é o famoso clipping. A gestão de informações é um desafio de qualquer empresa que tenha muitas menções de seu nome diariamente no mercado, principalmente as que se veem envolvidas constantemente no meio de marketing e comunicação direta com o público.
Com a diversidade de plataformas possíveis para se ter um Press release liberado aumentando praticamente em um ritmo diário, é possível dizer que tarefa do clipping de notícias e informações sobre uma empresa vem aumentando exponencialmente a cada dia que se passa.
E não só isso, os consumidores tomaram nos últimos anos uma postura muito mais ativa dentro do mercado, e principalmente dentro das diversas redes de comunicação, como as redes sociais. Clientes e consumidores constantemente se comunicam até mesmo com empresas e assessorias atualmente, e isso é ótimo para a empresa.
É a primeira vez que se pode ter um feedback mais mensurável com o clipping de notícias, porém como o volume de informação e a facilidade de conectividade vem aumentando com o passar dos anos, cada vez mais se tem um fluxo imensamente maior de informação do que havia antes.
Com esse imenso fluxo, algumas empresas optaram por simplesmente parar de fazer o clipping, ou não fazer o clipping digital. Afinal o conceito de clipping e monitoramento de notícias originalmente era para ver as menções de uma certa empresa nos diversos meios da era não digital.
Porém, a assessoria de imprensa 3.0 trouxe certas mudanças no clipping. O serviço é feito atualmente de forma que é também captado menções de consumidores, principalmente dos leitores de um certo Press release, ou notícia relacionada diretamente a empresa..
Não fazer o clipping simplesmente por não ter pessoal para focar nessa atualmente volumosa e árdua tarefa é uma perda imensa de informação para a empresa. A empresa irá perder uma quantia valiosa de informações, e não saberá o ROI (return of investment) adquirido caso tenham feito um Press release ou qualquer ação de marketing planejada.
Se perde valiosos números também quando não se faz o clipping digital. Números que poderiam ser convertidos em novas ações estratégicas para que assim a empresa consiga a vantagem sobre a concorrência, sabendo exatamente como chamar a devida atenção de seu público e em qual meio você pode fazer isso.
Utilize o clipping automático da era digital para suprir suas necessidades
O monitoramento de notícias da era digital evoluiu também muito nos últimos tempos, justamente para acompanhar o exponencial aumento do número de informações, menções, registros, notícias e comentários envolvendo uma empresa ou assunto em praticamente escala e ritmo diário.
A vantagem é que  clipping não evoluiu  somente em volume, quanto também em utilidade, pois agora na era digital do clipping, é possível ter um destaque diferenciado ao saber informações exatas e precisas do público que entra em contato com as notícias e menções adquiridas durante o clipping, e a reação do público a elas também.
Utilizar uma ferramenta digital com o Klipbox, por exemplo, permitirá que você tenha um monitoramento de notícias muito mais preciso, e consiga fazer suas ações de marketing planejando exatamente em qual público você quer que elas sejam focadas.
Rafael Marques é responsável pelo Marketing da plataforma de clipping digital e monitoramento de notícias Klipbox.
Rafael Marques [email protected]

Comentários