Notícias de mercado da comunicação do RS.

Home Artigos Dia do jornalista: Queremos respeito e o nosso diploma de volta!!

Dia do jornalista: Queremos respeito e o nosso diploma de volta!!

Por Aline Moura
Compartilhar
,

Você se sentiria seguro morando em um prédio projetado por um servente de obras? Você ficaria tranquilo se uma enfermeira realizasse uma cirurgia em seu filho? E se uma dermatologista fizesse o seu tratamento dentário? Imaginou? Absurdo, não? Cenários como esses, infelizmente, são bastante comuns na comunicação. Após a retirada temporária do diploma de jornalista, alguns indivíduos se sentiram à vontade para se auto-intitularem jornalistas ou assessores de imprensa, mesmo sem ter formação. Estudamos por quatro anos ou mais, pagamos faculdade, investimos em especialização, batalhamos muito! E lá se vão centenas de noite de estudos, entrevistas, reportagens, críticas, trocas com professores e colegas experientes, elaboração de projetos, erros, acertos e muito amor pela profissão que escolhemos.

Não é fácil.

É uma profissão difícil e muito apaixonante, porém desvalorizada. É lamentável que qualquer um possa se declarar assessor de imprensa, pois é preciso ter curso superior em jornalismo ou relações públicas.

Quem assume cargo de jornalista sem ter formação tira o lugar de profissionais qualificados, provocando uma enchente de desemprego de colegas comunicadores muito talentosos! Sem contar a desvalorização do trabalho, pois cobram abaixo do piso do jornalista, colocando os nossos esforços lá no chão. Essa postura antiética é mais um empecilho na carreira de nós jornalistas, que precisamos frequentemente provar o nosso valor. Não basta pegar em uma câmera para ser fotógrafo. Não basta dar conselhos para ser psicólogo. Por que com o jornalismo seria diferente? Não é! Mesmo assim, não desistimos! Batemos no peito com orgulho e muito amor pelo que fazemos. Hoje é dia do jornalista! Parabéns a todos os colegas que seguem com ética e profissionalismo perante a todas as dificuldades. Parabéns aos grandes repórteres, fotógrafos, editores, colunistas e assessores de imprensa.

Juntos, fazemos a diferença! Parabéns aos que produzem informação de qualidade! Força aos jornalistas neste 7 de abril e, também, força aos profissionais de outras áreas que passam pelo mesmo problema. Aos colegas que admiramos e que desejamos todo o sucesso, Feliz Dia do Jornalista!

Aline Moura é jornalista e diretora da Faro Comunicação Estratégica

Receba as novidades
no seu e-mail!

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das notícias e novidades.