Dia do jornalista: Queremos respeito e o nosso diploma de volta!!

Por Aline Moura

Você se sentiria seguro morando em um prédio projetado por um servente de obras? Você ficaria tranquilo se uma enfermeira realizasse uma cirurgia em seu filho? E se uma dermatologista fizesse o seu tratamento dentário? Imaginou? Absurdo, não? Cenários como esses, infelizmente, são bastante comuns na comunicação. Após a retirada temporária do diploma de jornalista, alguns indivíduos se sentiram à vontade para se auto-intitularem jornalistas ou assessores de imprensa, mesmo sem ter formação. Estudamos por quatro anos ou mais, pagamos faculdade, investimos em especialização, batalhamos muito! E lá se vão centenas de noite de estudos, entrevistas, reportagens, críticas, trocas com professores e colegas experientes, elaboração de projetos, erros, acertos e muito amor pela profissão que escolhemos.
Não é fácil.
É uma profissão difícil e muito apaixonante, porém desvalorizada. É lamentável que qualquer um possa se declarar assessor de imprensa, pois é preciso ter curso superior em jornalismo ou relações públicas.
Quem assume cargo de jornalista sem ter formação tira o lugar de profissionais qualificados, provocando uma enchente de desemprego de colegas comunicadores muito talentosos! Sem contar a desvalorização do trabalho, pois cobram abaixo do piso do jornalista, colocando os nossos esforços lá no chão. Essa postura antiética é mais um empecilho na carreira de nós jornalistas, que precisamos frequentemente provar o nosso valor. Não basta pegar em uma câmera para ser fotógrafo. Não basta dar conselhos para ser psicólogo. Por que com o jornalismo seria diferente? Não é! Mesmo assim, não desistimos! Batemos no peito com orgulho e muito amor pelo que fazemos. Hoje é dia do jornalista! Parabéns a todos os colegas que seguem com ética e profissionalismo perante a todas as dificuldades. Parabéns aos grandes repórteres, fotógrafos, editores, colunistas e assessores de imprensa.
Juntos, fazemos a diferença! Parabéns aos que produzem informação de qualidade! Força aos jornalistas neste 7 de abril e, também, força aos profissionais de outras áreas que passam pelo mesmo problema. Aos colegas que admiramos e que desejamos todo o sucesso, Feliz Dia do Jornalista!
Aline Moura é jornalista e diretora da Faro Comunicação Estratégica

Comentários