Os Novos Anunciantes

por Fabiano Goldoni, para o Coletiva.net

A digitalização dos negócios trouxe novos desafios para as empresas. Tudo é mensurável e cada ação da marca gera uma quantidade enorme de dados. A forma como estes dados serão usados no incremento dos resultados vai depender de como os departamentos dentro da empresa conseguem trabalhar de forma conjunta. Hoje, os gestores de marketing precisam pensar muito além do planejamento de comunicação para orquestrar toda experiência do consumidor.
 
Um fato que mostra como alguns players estão se adequando a este novo cenário: segundo pesquisa da Gartner, os gestores de marketing são responsáveis por investir mais em software do que os gestores de TI. Cada vez mais a aquisição de sistemas e a conexão entre diferentes plataformas de dados e automação de marketing estão deixando de ser um diferencial competitivo para ser o novo padrão do mercado, transformando o papel do anunciante na relação cliente-agência de publicidade. Os dados de audiência in-site, in-store e comportamento do consumidor estão cada vez mais nas mãos das empresas e não de seus parceiros estratégicos.
 
O cliente também tem um papel importante na qualidade do serviço que recebe. Afinal,  se você não souber pedir a coisa certa, não terá o que espera. Ou seja, se a marca não souber conectar seus departamentos internamente e compartilhar os dados que possui, sempre se sentirá desatendido. É um problema que parece fácil de ser resolvido na teoria. Mas na prática significa pegar um avião monomotor e transformar em um Boeing em pleno vôo.
 
O que percebemos na prática, hoje em dia, é que muitas empresas estão internalizando escopo e funções que antes eram exclusivos das agências. Mas será que isso realmente é a melhor forma de ter o melhor resultado na comunicação experiência do consumidor em tempos digitais?
 
Vamos buscar esta resposta no Alright Summit 2017, onde teremos o CMO da Toyota Brasil, Roger Armellini, contando um pouco do seu trabalho numa gigante mundial do segmento automotivo.
 
O Alright Summit está com inscrições esgotadas. A transmissão ao vivo acontecerá no site www.alright.com.br e na fan page da Alright: Facebook.com/alrightmediahub.
 
Fabiano Goldoni é sócio-fundador da Alright Media
 

Comentários