Saiba o que tem sido tendência no Marketing Digital em 2017

Por Daiana Barasa

Tornar a experiência digital única ainda é o principal desafio do marketing atualmente
Essa modalidade conhecida como marketing digital existe faz algum tempo e conforme os avanços da tecnologia, o mundo digital passa a evoluir com maior rapidez, o que requer constante atualização sobre o assunto.
Em abril, foi publicado por Scott Rigby, uma das autoridades quando o assunto é experiência digital, um artigo com quatro áreas-chave importantes para elaborar estratégias, que podem ser melhor aproveitadas por empresas mais mergulhadas na era digital. Essas quatro áreas mencionadas por Rigby são: marketing orientado a dados; experiência do cliente; mobile e cross-channel.
O marketing baseado em dados resumidamente se refere à utilização de dados para que se obtenham insights sobre os clientes e se coloque esse conhecimento em prática. Os dados dos clientes podem ser usados para compreender e personalizar a jornada de cada indivíduo; os insights sobre clientes podem facilitar a acessibilidade, além disso, dados externos e off-line são integrados para melhorar os segmentos do público.
A experiência do cliente está relacionada a quatro práticas principais: pensar em cada ponto de contato e realizar uma conexão de marca; desenvolver conteúdo que atenda às necessidades do cliente; trabalho para desenvolver um perfil completo e valioso de lead e automatizar a entrega do conteúdo personalizado.
A área mobile que também pode ser compreendida como mobile-only, também reúne 4 principais práticas que são: investimento em canais e aplicações mobile; criação de sites mobile friend e aplicativos dedicados; uso de dados para se estabelecer o valor dos canais móveis entregues e uso de dados para compreender conteúdos e serviços móveis.
Já os canais cruciais de comunicação (cross-channel) têm a ver com a maneira com a qual ocorre a entrega da mensagem em todos os canais.  Para isso é preciso investir em tecnologia, em processos e ferramentas para conectar-se com o cliente; adaptação da mensagem para o canal; integração dos sistemas e canais para o compartilhamento de dados e conteúdo e investimento em ferramentas para entender qual o comportamento digital do cliente.
Em artigo publicado pela agência emarket, dentre sete tendências de marketing digital para 2017, estão: native advertising e geolocalização.
A native advertising ou publicidade nativa está sendo utilizada há algum tempo, mas ainda está em processo de implantação. Native é como um tipo de conteúdo patrocinado, mas trata-se de uma maneira mais sutil de oferecer publicidade sem interferência na navegação do visitante, o que torna a experiência muito mais leve e agradável.
A geolocalização embora não seja algo novo, ainda é essencial, mostra basicamente onde o cliente está e saber onde o consumidor está é uma das chaves do sucesso, é possível direcionar estratégias de comunicação diferentes e eficientes a partir dessa informação.
A tendência é que a cada ano, surjam novas ideias para tornar o jeito de "fazer marketing" cada vez mais assertivo na era digital.
Daiana Barasa é assessora de Comunicação.

Comentários