A Difícil Leitura dos Jornais Chineses

Por Sérgio Capparelli Depois de analisar 8,5 milhões de textos de jornais, revistas, programas de televisão, pesquisadores chineses descobriram que o número de ideogramas …

Por Sérgio Capparelli

Depois de analisar 8,5 milhões de textos de jornais , revistas , programas de televisão , pesquisadores chineses descobriram que o número de ideogramas usados pela população está diminuindo. Uma pessoa precisa , hoje , de apenas 900 deles para ler a maior parte do que é produzido pelos meios de comunicação.


Isso me deixou preocupado.


Vou expor aqui uma visão muito pessoal das dificuldades de se aprender esses 900 ideogramas básicos . Veja bem , haviam me dito que para ler jornal aqui na China teria que conhecer 3.000 ideogramas. Ora , a pesquisa conclui que não são 3.000, mas 900.


Ao chegar à China, eu sabia uns 200 ideogramas, mas durante as 27 horas de viagem , me esqueci de 70. Entrei na Universidade de Língua e Cultura de Beijing, empolgado, recuperei 50, apostei em 40 e ganhei, apostei em mais 15 e perdi 30. Fiquei com 210.


Um dia , andava pela Jianguomen, pisei de mau jeito num buraco e me esqueci de 15. E as peripécias continuaram. Caí da bicicleta (-27), bati a cara numa vitrine (-13) e fui visitar a Montanha Perfumada, nos arredores da cidade (+40).


De vez em quando , anotava numa folha de papel uma palavra nova e na primeira oportunidade usava-a, por conhecer , teoricamente, a importância da prática . Por exemplo , se falavam sobre o número de chineses na China, eu perguntava, você vai à biblioteca ? Eles me olharam surpresos e eu arrematava, é que aprendi biblioteca em chinês e preciso usá-la logo , antes que me esqueça.


No segundo mês , estudava sete horas por dia , cheguei nos 340 ideogramas, com algumas homófonas duplas ou triplas. E então , na Festa da Primavera , pus mais 33 na minha coleção e fiquei com , deixa-me ver , 340 mais 33 são 373, noves fora 7, menos 233 ( tratamento dentário urgente e presssão alta ), 40. Depois de tanto esforço eu sabia apenas quatro dezenas , vivendo à míngua porque muitas delas eram baba ( pai ) e mama ( mãe ) pronunciadas de diferentes maneiras .


Um horror ! Melhor desistir .


Para compensar , decidi fazer como meu pai e peguei o dicionário para decorar . Não foi uma boa idéia . Para ler os ideogramas é preciso conhecer os ideogramas, lendo-os, e esse círculo infernal me jogou na lona repetidas vezes , até que perguntei a alguém ao meu lado como era lona em chinês. Essa boa alma me respondeu e acrescentei mais um troféu no meu tesouro, lona , preciso usá-la antes que me esqueça, mas essa pessoa me ofertou apenas a pronúncia , mas não o ideograma, pena , começar de novo : com o choque me esqueci de mais 30.


Em outras palavras - ou ideogramas - estava aprendendo a saber cada vez menos . Mas , em outra perspectiva , ganhava, pois como dizia Zhuang Zi, você está certo , mas não completamente certo e errado, mas não completamente errado. Se quando cheguei aqui , eram necessárias 3.000 para ler jornal e a pesquisa indicou que seriam necessárias apenas 900, de uma hora para outra ganhei de graça 2.100 palavras não-sabidas.


Hoje em dia , entro no metrô , leio um ideograma chinês numa propaganda e me digo, esse eu sabia, aquele também , o outro nem se fala e aperfeiçôo, agora , a identificação de ideogramas que não pretendo aprender , aprofundando minha ignorância de chinês, porque às vezes sei o ideograma, mas não sei seu significado , ou sei seu significado mas me esqueci de como se escreve.


Meu outro consolo é saber que nessa luta para aprender os 900 ideogramas básicos do chinês esqueci os ideogramas do português , ou palavras , ou letras , não sei bem , porque o português é um dialeto argentino, pelo que me lembrava ainda pouco .


Ah, a pesquisa feita aqui na China diz que o apreendizado dos ideogramas em si não basta , pois é preciso saber articulá-los em 11 mil frases . E fala também que muitos ideogramas utilizados no passado , tornaram-se usuais nessas publicações de hoje e que entre os primeiros 7 mil da lista dos mais usados, 615 não estavam na lista de 20 anos atrás .


E eu aqui , me pergunto: que lista é essa? Queria saber quais os 300 ou 400 que estavam presentes na lista de 20 anos atrás e entraram em desuso, até porque podem ser justamente aqueles que esqueci na viagem de avião e depois , instalado em Pequim. Pequim? Onde é que fica Pequim? Alguém pode me dizer onde fica Pequim? Se ninguém responder , sem problema , porque aproveito para decorar mais dois ou três ideogramas argentinos ainda hoje .

Imagem

Comentários