A TVE e seus prédios

Por Leudo Costa Gostaria de utilizar o especialíssimo e nobre espaço do Coletiva.net para manifestar minha posição como ex-funcionário da TVE, como integrante do …

Por Leudo Costa
Gostaria de utilizar o especialíssimo e nobre espaço do Coletiva.net para manifestar minha posição como ex-funcionário da TVE, como integrante do grupo de Comunicação do Estado e como cidadão.

Mentiras, verdades e interesses no prédio da TVE. Ainda na condição de gestor da TV Cristal, no mês de março do corrente ano, procurei a direção da TVE Brasil na cidade do Rio de Janeiro. Manifestei, na oportunidade, o interesse da TV Cristal em ser a afiliada da nova rede, uma vez que a TVE Piratini silenciou sobre a natural afiliação. Acompanhado do Rogério Caldana e da Dra. Teresinha Matos, fomos recebidos pelo diretor de Expansão da TV Brasil, o ex-presidente da TVE, sr. Garcez.

Nada evoluiu, nem mesmo recebemos a fineza de um retorno positivo ou negativo sobre o assunto lá tratado. Passados meses, tivemos seguras e sólidas informações de que o alvo dos dirigentes da TV Brasil era a encampação do Canal 48 da Ulbra. Só não o fizeram porque politicamente desgastaria o PT e o prefeito de Canoas se posicionou contra a ideia.

O assunto TV Brasil agora volta a ser discutido em Porto Alegre. Seus executivos buscam ocupar o prédio do Morro Santa Tereza. O imóvel, como todos sabem, pertence ao INSS. Ora, basta um acordo entre o Ministério da Previdência e a Casa Civil que o prédio passa a ser ocupado pela TV Brasil imediatamente. Não precisa ser vendido! Está parecendo a compra de fazendas pelo Incra em São Gabriel. Pura lavagem de dinheiro.

No que se refere à posição do governo estadual sobre o imóvel sede da TVE Piratini, o assunto beira a insanidade. O descaso e o desrespeito para com a emissora enseja uma Ação Popular ou uma Ação Civil Pública para colocar nos eixos uma instituição que pertence aos gaúchos. Isso é tão verdade que a Rádio Cultura há anos não teve sua concessão renovada e na TV um transmissor de 500 mil euros dorme em berço esplêndido por mais de cinco anos, lacrado na caixa sem ser instalado.

O Estado possui um prédio que é da TVE e ignora tal fato. O imóvel encravado na Fundação Zoobotânica foi construído para a emissora pelo secretário Airton Vargas. Abandonado por dois motivos: interesse dos funcionários com dupla jornada em emissoras vizinhas no Morro Santa Tereza e políticas equivocadas de governos sem luzes para a importância da TVE.

Outro fato que chama atenção é o cadeado colocado na boca do Conselho Superior da TVE. Que pena! A escuridão que paira sobre as cabeças de quem dita a politica de comunicação do Estado - foram tantos - impede que a nossa TVE Piratini repita o sucesso da TV Cultura de São Paulo, que vende conteúdo para a própria TV Brasil do Lula.

De volta ao prédio da TVE na Terceira Perimetral. A visada para o morro é ótima. Pode ser que, lá, outras luzes sejam acionadas e tenhamos uma televisão integradora, tocada por profissionais competentes e voltada para o interesse de todos os gaúchos.

Quanto ao prédio do morro, com o tempo tomaremos conhecimento do seu novo ocupante. Circula que um grande grupo já acertou sua compra. Sem correção.
 

Comentários