Aumenta calvície no Brasil no mês do imposto de renda

Por Sérgio Capparelli Uma pesquisa feita pela empresa Calvo Inc., de São Paulo, mostra que o brasileiro perde mais cabelo no mês de abril …

Por Sérgio Capparelli

Uma pesquisa feita pela empresa Calvo Inc., de São Paulo, mostra que o brasileiro perde mais cabelo no mês de abril e esse fenômeno está diretamente ligado às declarações de Imposto de Renda. Os pesquisadores entrevistaram 3.702 pessoas, de sete capitais do país, sendo que metade das entrevistas ocorreu durante o preenchimento da declaração. A metodologia da Calvo Inc. incluiu também um grupo de controle, formado por isentos ou que nunca se apresentaram ao fisco.


Os resultados obtidos mostram que 27% dos entrevistados se arrancam os cabelos quando preenchem a declaração; 15% adquirem de 7% a 9% % de cabelos brancos; 20% se arranham na nuca ou na palma da mão esquerda - só cicatrizada quando o declarante sai da malha fina; além de 19,5% de isentos do grupo de controle que morrem de rir.


O psiquiatra Antenor Prado, da SBP, afirma que esse comportamento é típico de países onde os impostos são muito altos, levando as pessoas ao desespero: "Os problemas têm início de sete a dez dias antes, quando esses coitados ainda estão recolhendo documentos nos bancos, conversando com credores e devedores, ou simplesmente absortos nos seus cálculos. Mas logo começam os pesadelos e sudoreses noturnas e incontinência urinária. Dois ou três dias antes, são visões de enforcados e sensações de vertigem".


José Francisco Silveira, diretor da Calvo Inc, explica que em muitos casos foi impossível terminar a pesquisa. Entrevistados que de início se mostravam alheios e até sorriam ao preencher a seção de rendimentos tributáveis e deduções e gargalhavam ao dar o comando cálculo do imposto devido, abriram repentinamente as janelas e se jogaram dos andares altos dos edifícios.


Calcula-se que mais de 70% da calvície no Brasil é devido às declarações do Imposto de Renda.

Comentários