Blue Bus x blogueiros: variações sobre o mesmo tema

Por Roberto Andrade Sigo acompanhando de perto a polêmica gerada por uma pequena nota publicada no Blue Bus na última sexta-feira, redigida pelo veterano …

Por Roberto Andrade

Sigo acompanhando de perto a polêmica gerada por uma pequena nota publicada no Blue Bus na última sexta-feira, redigida pelo veterano jornalista Julio Hungria, que comanda de sua casa em Ipanema, no Rio de Janeiro, um dos sites de notícias com maior credibilidade no mercado de comunicação.


O texto em questão relata uma ação de marketing da Coca-Cola que, para lançar uma nova bebida chamada i9, enviou para nove blogueiros de destaque na web brasileira um presentinho moderno: uma minigeladeira que se conecta ao computador via cabo USB .


Até aí nada de novo, não tivesse o Blue Bus usado o termo "blogs de aluguel" para caraterizar os blogueiros que aceitaram o mimo da Coca Cola. A indignação foi geral. Rapidamente pipocaram respostas iradas nos blogs citados, houve repercussão nos portais online e até mesmo um manifesto batendo forte no Blue Bus. E a certeza que a provocação foi calculada e a reação mais ainda.


De fato acho que tanto o Blus Bus quanto os blogueiros estão alimentando um falso contexto que contrapõe a profissão de jornalista com a atividade de escrever em um blog. Cria e escreve um blog quem quiser, livremente, sem patrão, regras ou manuais. E, quase sempre, sem nenhum compromisso editorial.


Alguns descobrem formas de ganhar dinheiro, ou "monetizar" o seu blog, para usar a palavra da moda. Particularmente não vejo nenhum problema nisso. Quem paga sabe bem o que está fazendo e qual audiência está buscando. E os blogueiros competentes sabem até onde podem comprometer sua credibilidade. Apesar que neste caso do i9 alguns exageraram nos elogios, como no texto publicado pelo blog Radar 55.


Esse falso confronto jornalistas x blogueiros é uma grande bobagem. Consolidei esta opinião após interagir com o mesmo circo em um debate promovido na Campus Party Brasil, onde alguns respeitados jornalistas foram convidados para conversar sobre o futuro do jornalismo dentro da nova economia digital.


Um grupo de blogueiros sentiu-se ofendido por não estar na mesa principal atuando no debate e praticamente impôs sua participação. O resultado foi péssimo, imediatamente desapareceu a inteligência e o encontro transformou-se em uma guerra de egos entre blogueiros e jornalistas.


Com petardos irônicos de ambos os lados e um contraditório estéril, os colegas da imprensa e os blogueiros presentes levaram o conteúdo das opiniões para um patamar quase lamentável. E o público perdeu a oportunidade de acompanhar um bom debate por conta desse confronto inútil e de teor exibicionista.


Agora vejo este falso conflito voltar à tona a partir da nota do Julio Hungria, que falou uma verdade usando um termo duro, que mexeu nos brios da comunidade blogueira. Os blogs monetizados estão sim à disposição do mercado e das marcas. E negociam suas opiniões como melhor lhes convier.


Realmente, os blogueiros são mais livres e independentes que os jornalistas. E, acredito, alguns inclusive devem ganhar mais dinheiro - o que não é difícil neste caso, considerando-se o salário médio dos jornalistas. Aliás, gostaria de saber quanto ganha um blogueiro bem sucedido no Brasil.


O fato é que os blogueiros aceitaram o presente-jabá da Coca-Cola para falarem do novo isotônico lançado pela marca. Da mesma forma, também é fato que alguns jornalistas vendem seus textos e opiniões por um punhado de moedas ou até mesmo por simpáticas geladeirinhas.


A única diferença é que os jornalistas, com essa atitude, estão descumprindo regulamentos profissionais e afastando-se de princípios éticos que regem a profissão. Blogueiros não, podem escrever o que gostam, quando querem, aceitando os mimos que desejarem. E ninguém tem nada a ver com isso. Este me parece o resumo da ópera. O resto são variações sobre o mesmo tema.


A geladeirinha fashion presenteada aos blogueiros: jabá da discórdia.. Eu achei bem simpática?


Já o filme publicitário apresentando a nova bebida da Coca Cola é de qualidade discutível?


http://www.youtube.com/watch?v=0mjZjafo2so&eurl=http://znet.wordpress.com/


 

Imagem

Comentários