Construir marcas líderes num mercado competitivo

Por Arlene Lubianca União entre arquitetura e publicidade é fundamental para a construção de marcas fortes A marca é a síntese dos valores organizacionais. …

Por Arlene Lubianca
União entre arquitetura e publicidade é fundamental para a construção de marcas fortes
A marca é a síntese dos valores organizacionais. Construir uma marca forte é o desejo comum entre as empresas e instituições que buscam um espaço sólido no mercado competitivo. Engana-se quem pensa que este objetivo é alcançado fácil e rapidamente - na maioria dos casos, o processo é um longo e contínuo caminho a ser percorrido.

Para se construir uma marca com credibilidade e garantir presença significativa na mente do consumidor, a imagem deve ser trabalhada de forma integrada, sendo "esculpida" numa única linha e para o mesmo rumo.
A trilha deste caminho engloba ações estratégicas e táticas, publicitárias e arquitetônicas, internas e externas. Se conquista visibilidade e confiabilidade a partir de um trabalho conjunto de comunicação com o objetivo maior de tornar a marca acessível ao entendimento do consumidor.
A publicidade desempenha um papel fundamental na construção da imagem corporativa. O significado e o posicionamento de uma marca são transmitidos através da combinação da identidade visual, campanhas publicitárias, embalagens, pontos-e-venda, comunicação interna e identidade arquitetônica. É imprescindível que o projeto arquitetônico seja desenvolvido nesta perspectiva sem deixar de ser inovador, funcional e criativo. Na composição da identidade de uma marca todos estes passos estão incluídos.
Arquitetura (construindo a identidade corporativa) e publicidade (construindo o planejamento de comunicação) devem atuar juntas, em harmonia e com foco no resultado do cliente. As características e peculiaridades de cada uma das especialidades são indispensáveis para a construção de marcas fortes.
Mas o que deve ser o ponto de partida? O mais fácil seria, trabalhando de forma integrada, construir e consolidar os valores da marca e seu posicionamento, para que isso fique muito claro na única esfera que interessa: a mente do consumidor.
O importante, inegavelmente, é que a publicidade e a arquitetura - identidade corporativa - trabalhem coesas, discutindo em equipes multidisciplinares, cada um contribuindo com o melhor de sua formação e experiência, num mesmo patamar, sem subordinação. Ambas devem ter a mesma visão e buscar um só objetivo: o benefício de seus clientes na construção de marcas líderes.
* Arquiteta e Diretora da Completa Identidade Corporativa

Comentários