Empreender na comunicação? Só com muita cafeína!

Por Laura Glüer, para Coletiva.net

Empreender é sempre um desafio. Exige identificar e avaliar uma nova oportunidade, analisar o ambiente competitivo, desenvolver e implementar um plano de negócio.

Na área da comunicação este desafio é ainda maior. Como fugir dos formatos tradicionais de mídia, agência ou assessoria? Onde estão as novas oportunidades? Em um mundo onde todos estão conectados e são produtores de informação o tempo todo, o desafio maior passa a ser relevante e interessante.

Tenho desbravado esta estrada desde dezembro de 2017, quando assumi para valer o meu lado empreendedora. Já realizava meus empreendimentos na comunicação antes, principalmente em assessoria e consultoria, mas sempre em paralelo à docência.

Quando o ensino superior entrou em crise e começou a demitir doutores e principalmente depois de perder um cliente importante de assessoria na área sindical, não tive outra alternativa, senão empreender. Costumo dizer que a vida me empurrou para o empreendedorismo, um pouco no susto.

Foi então que ganhou forma um projeto que associa um conteúdo que conecta as pessoas tanto quanto a Comunicação - o CAFÉ.  Nestes três meses de vida da plataforma Café Combustível, já é possível perceber que o café é muito mais do que uma bebida. O café é comunicação, é elo de conexão.

Como me disse, em entrevista, o publicitário Arthur Bender, o café é sempre um pretexto, um convite disfarçado para uma conversa. E isso faz com que o tema seja tão simpático para a grande maioria das pessoas.

A plataforma Café Combustível fecha o mês de março com mais de três mil seguidores em seu grupo no Facebook e perfil no Instagram. Pode parecer pouco, mas é expressivo para um movimento que tem se sustentado exclusivamente de forma orgânica. O site, com conteúdo jornalístico sobre o universo do café, está pronto para ser lançado em abril, à espera dos primeiros patrocinadores e parceiros.

Nesta caminhada, o que mais tem me chamado atenção é o quanto o tema do Café envolve diferentes públicos. Todo mundo é um pouco coffee lover. Ou porque gosta de fazer café em casa, ou porque curte conhecer cafeterias diferentes ou, ainda, porque usa o café para fechar um negócio ou estudar. E isso torna seus conteúdos relevantes e interessantes para as pessoas.

A plataforma Café Combustível deve ganhar novas frentes em 2018. Em diferentes mídias e também presenciais. Sempre procurando fazer a diferença na vida das pessoas que gostam de café. Porque café e comunicação têm tudo a ver.

Tem sido árduo, mas gratificante. Ainda não posso dizer que valeu a pena, mas estou perseguindo o propósito de empreender e viver da comunicação. Uma luta cafeinada, como deve ser a trajetória de todo empreendedor que busca fazer sua marca crescer.

Laura Glüer é jornalista e comanda a plataforma Café Combustível.

Comments