Eu vou te deletar, te excluir do meu Orkut!

Por Roberto Andrade Eu adoro o Brasil. Nós, brasileiros, temos uma simplicidade catastrófica, generosa, apaixonada, que nos permite descrever sentimentos, paixões e mazelas com …

Por Roberto Andrade

Eu adoro o Brasil. Nós, brasileiros, temos uma simplicidade catastrófica, generosa, apaixonada, que nos permite descrever sentimentos, paixões e mazelas com a força do amor ou da paixão, dos dissabores e desventuras que nos cercam. Somos exaustivamente latinos. E expressamos isso o tempo todo de forma  uterina, rindo, sofrendo, cantando, amando, discutindo. Sem a preocupação cristã de sermos sem-vergonhas. Há nesta latinidade um tanto de safadeza, da boa safadeza, é claro. Às vezes só não exercemos o que somos por vergonha, preconceito ou medo.


Em cada canto desse país maravilhoso o velho se junta ao novo, o tempo todo. O brega se enlaça ao chic, o rico ao pobre, o feio ao belo e a vida ao sonho. Fiquei extasiado com uma notícia que, mais que notícia, é um verdadeiro tratado antropológico, que me ensinou um pouco mais sobre este novíssimo e fantástico universo digital. Trata-se da história de um jovem e, até ontem, desconhecido cantor sertanejo. Chama-se Ewerton Adroal Assunção, morador de Curitiba, no Paraná, criador de uma nova corrente musical, o sertanerd.


Observando a conversa entre um amigo e uma amiga pela Internet, onde os dois brigavam e trocavam ameaças de deletar seus nomes do Orkut e do MSN, Ewerton teve a fantástica idéia de compor uma canção. Foi o suficiente. Explodiu, com a força e a forma interativa que o mundo on-line tem de construir mitos e fatos. A música, chamada "Eu vou te excluir, te deletar do meu Orkut", é o novo hit da Internet. O sucesso começou dentro do próprio Orkut e rapidamente se espalhou. Posso afirmar para vocês: a canção é muito, mas muito divertida. As crianças vão adorar, os DJs vão tocar nas festas, todos vão cantar rindo, imitando, como aconteceu com Festa no Apê, do Latino.


O popularesco chegou ao mundo digital. Isso é muito bom e tem um grande significado conceitual. Ewerton acertou na mosca. Usou este ambiente gigantesco e quase inútil do Orkut para se dar bem. Afinal, o Orkut serve para que? Para trocar e-mails? mensagens? fotos? telefones? Não, é exclusivamente um mega-diário adolescente onde cada usuário eviscera seu próprio ego. Se quisermos compreender o que vai acontecer com a Internet no Brasil é bom dedicarmos atenção a fenômenos como o deste garoto do Paraná. A virtualidade é ferramenta ágil a serviço de qualquer boa idéia.


Vejam que pérola o refrão do novo e único sucesso virtual de Ewerton Adroal


Assunção:


Eu vou te deletar, te excluir do meu Orkut /
Eu vou te bloquear no MSN /
Não me mande mais scraps nem e-mail, Power Point /
Me exclua também e adicione ele.. 


E segue o link para vocês ouvirem a música e se divertirem com duas opções de clips cover, muito engraçados, surgidos de ontem para hoje, na velocidade da Internet: http://www.youtube.com/w/?v=mqUSPulYpM0

Comentários