Eu-vou-votar-neste-da-qui

Por Glauco Fonseca* Frase de joguinho infantil ou, dando uma burilada, slogan de campanha para um candidato qualquer à eleição 2004. Fico imaginando criancinhas …

Por Glauco Fonseca*
Frase de joguinho infantil ou, dando uma burilada, slogan de campanha para um candidato qualquer à eleição 2004. Fico imaginando criancinhas cantarolando em um parque, batendo mãozinhas umas nas outras, e o candidato passando por trás em fundo desfocado e depois focando, com direito à close-up.
Os porto-alegrenses não sabem mais direito o que é eleição municipal. Para falar a verdade, para nós é uma eleição enfadonha que nem segundo turno tem mais. Mas a história está mudando. Graças ao presidente Lula, teremos uma eleição municipal mais divertida, com segundo turno e tudo. Graças ao Tarso Genro, que abandonou a prefeitura para derrotar o "candidato do continuísmo" e seu vice e atual prefeito (como é o nome dele, mesmo?), teremos mais emoção e alguma adrenalina eleitoral, finalmente, em Porto Alegre.
Não podemos esquecer da inestimável ajuda do Waldomiro Diniz e de seus amigos do jogo do bicho, que hoje fazem com que eu me sinta ainda mais idiota ao jogar na mega-sena, sabendo que a G-Tech não vai deixar eu ganhar nem que as bolinhas me ajudem. É bom lembrarmos também do ministro José Dirceu e de como foi vítima de fofocas e calúnias, coitado, por seu envolvimento com a prefeitura de Sto. André, Celso Daniel e Waldomiro. Que injustiça.
Alguns programas instituídos pelo PT nacional também serão de grande valia para acrescentar maior suspense nos embates municipais. O Fome-Zero e o Primeiro Emprego se tornarão perguntas chatas nos debates pela TV. Chatas porque o pessoal do PT acha que pode defender e aí lá virá a esfarrapada retórica.
Assim que, como se pode ver, o PT está fazendo muito bem a sua parte para tornar as eleições mais emocionantes. Eles próprios acabaram com a "barbada". O mesmo, entretanto, não se pode dizer dos partidos de oposição, que desfilam com candidatos com pouco charme, alguns pra lá de requentados. Mas vamos esperar mais um pouco pra ver.
Estamos em um ano de tal atipicidade eleitoral em Porto Alegre, que ouso dizer que até mesmo os petistas querem voltar a ser oposição na capital (o que é bem mais divertido, diga-se de passagem).
A coisa vai ficar entre "Vento Negro", "Os Flintstones" e "À Espera de um Milagre - parte II". Que vença o melhor.
* Glauco Fonseca é publicitário.
[email protected]

Comentários